A prefeitura de Santa Maria suspendeu a demolição do prédio da boate Kiss, prevista para ocorrer após o dia 10 de abril. A mudança de planos, confirmada pelo prefeito Jorge Pozzobom nesta quinta-feira, deve-se ao pedido protocolado pelo advogado Ricardo Breier, que passou a representar a Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) este mês, junto com Pedro Barcellos Jr.
O pedido para adiar a demolição foi feito depois da visita de Breier à boate, na terça-feira. O advogado defende que o imóvel precisa ser preservado, como prova, até que o processo criminal transite em julgado, ou seja, quando não há mais recursos: "O imóvel referido ainda possui valor probante para os autos do processo crime", argumenta a defesa, que irá apelar ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, para tentar reverter decisão do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-RS), que afastou a possibilidade de os quatro réus serem julgados por júri popular.
— Essa prova (o prédio) é fundamental. Acreditamos que o STJ vai reconhecer (a necessidade de ir a júri popular) como reconhece no Brasil inteiro casos semelhantes. Sendo assim, se reconhecido pelo tribunal, os jurados de Santa Maria poderão ir lá (no prédio da boate) e ver com seus seus próprios olhos o que é aquele lugar. É a prova cabal para mostrar que os donos da boate não tomaram nenhuma cautela em relação à segurança das pessoas que estavam lá — afirma Breier, que saiu emocionado da visita ao interior da Kiss.
No documento encaminhado a Pozzobom, o advogado acrescenta ainda que "a preservação do local é indispensável para apreensão das minúcias do ocorrido" e que "a alteração no estado das coisas pode prejudicar a investigação policial e, consequentemente, a realização da Justiça".
Ao atender ao pedido, Pozzobom destacou o comprometimento da prefeitura com a associação dos familiares das vítimas.
O concurso para escolher o modelo de memorial a ser construído na área da Kiss será lançado no sábado. Inicialmente, a data da demolição da boate seria anunciada em 10 de abril.