Um vendaval destelhou parte do Centro Socioeducacional Dom Orlando Dotti, na área central de Vacaria, no final da tarde desta quinta-feira (16). Cerca de 60 adolescentes, que frequentam o local, haviam sido liberados minutos antes. No prédio, funcionam órgãos da prefeitura e, no andar superior, o programa social do Conselho de Entidades Assistenciais de Vacaria (Ceava) e do Programa Florescer, do Grupo Randon. São atendidas 180 crianças e adolescentes de seis a 14 anos no contraturno escolar.
De acordo com a coordenadora pedagógica do programa, Adriane Oliveira Vargas, os adolescentes foram liberados minutos antes do horário normal, porque o céu estava bastante nublado e os professores temiam um temporal. Normalmente, eles são liberados às 17h15. A coordenadora relata que quando os adolescentes estavam do lado de fora, houve a forte rajada de vento que arrancou parte do telhado de zinco.
As aulas foram suspensas nesta sexta-feira (17) e devem ser retomadas na semana que vem. As salas de aula não foram atingidas. Porém, a data não está confirmada porque os estragos ainda estão sendo contabilizados nesta sexta.
Conforme a Defesa Civil de Vacaria, entre o final da tarde desta quinta (16) e a madrugada desta sexta-feira (18), foram feitos 55 registros de casas destelhadas. Desses, três foram destelhamentos totais.