1. Denúncia contra Temer
O presidente Michel Temer e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência) pretendem entregar nesta quarta-feira (4), por meio de seus respectivos advogados, a defesa da denúncia por obstrução da Justiça e formação de quadrilha na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.
2. Salários parcelados
Após depositar na conta dos servidores mais R$ 280 na terça-feira (3), a prefeitura de Porto Alegre confirmou o pagamento de mais R$ 600 nesta quarta-feira (4). Com a terceira parcela, o Executivo municipal projeta quitar 35% da folha – o que representa 11.279 matrículas.
3. Reforma política I
O Senado aprovou, na noite de terça-feira (3), em dois turnos a proposta de emenda à Constituição que acaba com as coligações em eleições proporcionais a partir de 2020 e estabelece uma cláusula de desempenho para barrar "legendas de aluguel".
4. Reforma política II
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite de terça-feira (3), por 248 votos a 184, o requerimento de urgência para o projeto de lei do Senado que cria o fundo eleitoral. A pauta da Casa será retomada nesta quarta-feira (4) com a proposta que trata da distribuição do fundo aprovado pelos senadores, teto de gastos, propaganda eleitoral e outros temas.
Ouça a edição do Top10 Gaúcha Hoje das 7h:
5. Inter
Após a derrota para o Paraná, o Inter retorna a Porto Alegre e folga nesta quarta. Na quinta, o time volta aos trabalhos e Rodrigo Dourado será reavaliado, já que deixou o campo com dores no adutor.
6. Grêmio
O Grêmio volta aos trabalhos nesta quarta e fará a apresentação do meia Cícero, às 15h. O atleta chega para reforçar o clube na Copa Libertadores da América.
7. Saúde da família
A partir desta quarta-feira (4), a Secretaria de Saúde de Porto Alegre promete começar um rodízio entre os médicos de saúde da família e comunidade para atender os 14 postos que tiveram 15 profissionais demitidos pelo Ministério da Saúde, no dia 2 de outubro.
8. STF decide candidaturas
O Supremo Tribunal Federal tem duas pautas importantes para discutir nesta quarta-feira: a possibilidade de candidaturas sem filiação a um partido político e a aplicação da Ficha Limpa para condenados antes da promulgação da lei, em 2010.
9. Finanças do RS
Após meses de discussões, reveses e indefinições, o governo de José Ivo Sartori enviou a versão final do plano de recuperação fiscal do Rio Grande do Sul ao Ministério da Fazenda. Entre as contrapartidas oferecidas pelo Estado está a venda de até seis estatais.
10. Previsão do tempo
A atuação de uma área de alta pressão (fenômeno associado a céu azul e poucas nuvens) deixa o tempo firme em todo o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (4). Se, no momento, o amanhecer é frio em algumas regiões do Estado, a temperatura varia bastante ao longo da tarde – em Porto Alegre, a amplitude térmica será de 16ºC.