Após reajustar as tarifas dos pedágios no dia 1º de outubro, a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) anunciou um plano de investimento para os próximos seis anos em cada trecho atendido pela estatal. Entre as melhorias previstas para as rodovias da Serra estão a implantação de terceiras faixas e a construção de interseções.
De acordo com o documento, está previsto o aumento de capacidade com terceira pista em 5 quilômetros da RS-122, entre Caxias do Sul e Antônio Prado. O ponto exato que deve receber as melhorias, no entanto, não está definido porque ainda é necessário a elaboração de projeto. A realização das obras, porém, depende da arrecadação do pedágio de Flores da Cunha, que atende o trecho. Segundo o diretor técnico da EGR, Milton Cypel, um desvio pavimentado tem afetado a arrecadação da praça do município.
_ Isso retirou 25% da receita. Vamos deixar projetado, porque sair a obra é difícil. A não ser que se aumentasse muito a tarifa, mas a política da EGR é ter preços módicos _ afirma.
Para a RS-235, está prevista a construção de terceiras faixas em 10 quilômetros e três novas interseções no trecho atendido pelo pedágio de Gramado. No segmento sob responsabilidade da praça de São Francisco de Paula, são previstos mais 10 quilômetros de terceiras faixas e outras três interseções: uma na RS-020 e duas na RS-235.
_ Já está em estudo a ampliação de cerca de três quilômetros entre Nova Petrópolis e Gramado. A orientação é fazer em lugares onde não precisa cortar rocha, porque aí é mais barato. Também vamos fazer licitação para refazer todo o asfalto entre Gramado e Canela _ revela Cypel.
Na área do pedágio de Portão, utilizada nos deslocamentos entre Serra e Região Metropolitana de Porto Alegre, o plano prevê implantação de videomonitoramento na RS-122 e na RS-240, além de duas passarelas na RS-240.
O plano também prevê manutenção e recuperação do pavimento, da sinalização e de obras de arte (pontes e viadutos) em todos os trechos atendidos. Os investimentos, porém, serão realizados na medida em que a receita prevista para cada praça se concretize.
Entroncamento problemático deve ser modificado
Fora do plano de investimento, a EGR trabalha ainda no projeto de reformulação do entroncamento da RS-453 com a RS-122, na saída de Caxias do Sul para Flores da Cunha. Atualmente, quem segue de Flores da Cunha para Farroupilha precisa passar por baixo do viaduto, contornar uma rotatória e acessar o trecho urbano da Rota do Sol em um trevo. A manobra provoca congestionamento e risco de acidentes devido ao alto fluxo da rodovia, o que seria resolvido com uma alça.
_ A intervenção ali tem que ser maior, é na casa dos milhões _ projeta Cypel.
O projeto básico já está pronto e outro mais detalhado está em elaboração. A previsão é de que ele seja concluído até o fim do mês e todos os trâmites para o lançamento da licitação estejam prontos até o fim do ano.