![Felipe Nyland / Agência RBS Felipe Nyland / Agência RBS](http://www.rbsdirect.com.br/imagesrc/23376598.jpg?w=700)
O município de Cotiporã, na Serra Gaúcha, está com dois dos três acessos bloqueados em função da alta dos rios com as chuvas que atingem o Estado nos últimos dias. O principal acesso, entre Bento Gonçalves e Cotiporã, está bloqueado desde esta quinta-feira (12). A situação piorou durante a noite, com a continuidade da chuva, e o Rio das Antas está três metros acima do nível médio no local. Não há previsão de liberação.
Nesta manhã, também ficou submersa a ponte que liga o município a Guaporé, com a cheia do Rio Carreiro. Com isso, o único acesso restante é por Veranópolis. É necessário utilizar a BR-470 e acessar posteriormente a RS-359 para chegar ao município.
Prefeito diz que bloqueios atrapalham escoamento da produção industrial do município
Conforme o prefeito de Cotiporã, José Carlos Breda, os bloqueios geram transtorno ao município, pois as pontes são as principais vias de acesso para o escoamento da produção industrial, não só do município, mas também da região. Além disso, a ponte que fica sobre o Rio das Antas, é utilizado pelo transporte da Secretaria da Saúde e por estudantes universitários. Ainda segundo o prefeito, a única via liberada para o acesso do município, está em péssimas condições de tráfego e o deslocamento aumenta em uma hora. Além disso, a ponte que faz divisa com Bento Gonçalves, é uma das alternativas mais usadas, quando há bloqueios na BR-470.
Breda ressalta que há dois anos aguarda do Governo do Estado, uma análise de engenheiros, para que outro local seja escolhido para a construção de uma nova ponte. Um ofício foi encaminhado pelo município, por Bento Gonçalves e pelo Daer em 2015, mas até agora não houve retorno.