A chuva de granizo que atingiu a região das Missões e o Noroeste do Rio Grande do Sul na noite dessa quarta-feira (11) provocou estragos em residências e lavouras de ao menos três municípios. Conforme a Defesa Civil, ao menos 160 residências foram danificadas pelas pedras de gelo em Santo Ângelo, nas Missões. A Defesa Civil e os bombeiros ainda avaliam a extensão dos estragos e estão distribuindo lonas aos moradores. Apesar dos prejuízos, não há registros de famílias desabrigadas.
Em Giruá e Sete de Setembro, o granizo causou maior impacto em propriedades da área do interior dos municípios. Em Giruá, os bombeiros também já iniciaram a distribuição de lonas e avaliam que ao menos 10 residências na zona rural foram destelhadas. Lavouras também sofreram prejuízos e foram destruídas pela chuva.
De acordo com a Defesa Civil do Estado, o município mais afetado pelos temporais é Porto Xavier, no Noroeste. O temporal provocou estragos em cerca de 450 imóveis, entre eles prédios públicos como creches, escolas e posto de saúde. A prefeitura estuda decretar situação de emergência.
Apesar do volume de chuva, os níveis dos rios Caí, Gravataí, Sinos, Taquari, além do Guaíba, na Capital, ainda não preocupam as autoridades. Segundo levantamento realizado na noite de ontem, todos estão com volume abaixo do limite.