O número de imóveis destelhados devido ao temporal que atingiu o Rio Grande do Sul neste domingo (1º) subiu para 1.494. O balanço da Defesa Civil, que contabilizava 887 durante a manhã, foi atualizado na tarde desta segunda-feira (2).
Além de casas, 25 escolas ficaram danificadas, sendo 23 delas em Cruz Alta. Ijuí, Montenegro e Cruz Alta são os municípios com o maior número de residências destelhadas – 300 em cada um. Outras 85 residências no Estado tiveram danos diversos. No total, 29 municípios foram afetados pelo temporal, conforme o balanço.
Em Porto Alegre, cinco pessoas ficaram feridas. Uma morte foi registrada na RS-155, entre Santo Augusto e Ijuí, e, em Sapiranga, uma mulher foi decapitada por um fio de energia elétrica. Três famílias estão desalojadas no Estado: em Bagé, Uruguaiana e São Pedro da Serra.
A Defesa Civil segue o monitoramento junto aos municípios gaúchos, que ainda contabilizam estragos. Equipes sobrevoaram a Região Metropolitana para verificar os danos, e algumas famílias já receberam lonas para auxílio.