A 3ª Divisão de Exército (DE) está fazendo até sábado (21) um exercício que faz parte do período chamado de treinamento das tropas, no Campo de Instrução Barão de São Borja - Saicã, em Rosário do Sul. A atividade reúne cerca de quatro mil militares das cidades de Santa Maria, Rosário do Sul, Santa Cruz do Sul, Santo Ângelo, Santiago, São Borja, São Luiz Gonzaga, Itaqui, Uruguaiana, Alegrete, Quarai, Bagé, Jaguarão, Santana do Livramento, São Gabriel, Dom Pedrito, Cruz Alta, Ijuí e Santa Rosa.
O exercício conta também com a presença de mil viaturas. Conforme o coronel Nei Leiria do Nascimento, assessor de comunicação da 3ª DE, a atividade é uma simulação de guerra:
_ Simula uma ação de combate, semelhante ao que a gente vê nos filmes de guerra. Toda a 3ª Divisão do Exército faz essa simulação como se fosse uma guerra, não usa munição real, usa tiros de festim. É um grande ataque que tem como objetivo conquistar uma região do terreno. Também tem o Estado Maior, que faz todo o planejamento da ação, que adestra também essa parte de planejamento_ destaca o coronel.
Leia mais:
Parceria entre exército e BM em Santa Maria fiscaliza mais de 180 veículos
Parceria entre exército e BM nas ruas de Santa Maria começa na semana que vem
A operação denominada Ibicuí tem como objetivo treinar os militares, executar ações táticas - com o emprego do material das organizações de tropas blindadas e mecanizadas - e as ações de apoio ao combate. Na sexta feira (20), serão executados tiros com munições reais, usando canhões de artilharia, carros de combate e também lançamentos de foguetes.