A primeira ação feita pelo Exército de Santa Maria em parceria com a Brigada Militar fiscalizou mais de 180 veículos em diferentes pontos do município. Foram feitas atividades de treinamento dos militares com barreiras de fiscalização em pontos estratégicos na cidade. No fim da tarde dessa segunda-feira (17), a ação ocorreu simultaneamente em diferentes bairros da cidade como Caturrita, Boi Morto e Renascença.
Como o Exército não tem poder de polícia a Brigada Militar atua em conjunto nessas atividades. Conforme o comandante do 29º Batalhão de Infantaria Blindada (29º BIB) de Santa Maria, Tenente Coronel Marcus Augusto Neuvald, o balanço foi positivo já que não houve resistência por parte da comunidade, que se mostrou a favor das ações:
“O balanço foi altamente positivo, particularmente pelo retorno e pela aceitação da população, no que se refere ao emprego das tropas nas regiões, que nós considerávamos críticos em termos de criminalidade, na região de Santa Maria. A Brigada Militar nos deu apoio em termos de poder de polícia, então, a integração com a sociedade foi muito positiva e essa cooperação com a Brigada Militar fez com que essa primeira fase da operação surtisse efeito altamente positivo”.
Participaram cerca de 120 militares do 29º BIB de Santa Maria e aproximadamente 10 policiais do Batalhão de Operações Especiais da Brigada Militar. Para esta terça-feira (18) está prevista uma nova ação, mas os locais não são divulgados para não atrapalhar a operação. Agora a previsão do exército é que sejam feitas ações em alguns dias da semana, mensalmente.