Cerca de 150 voluntários recolheram 46,3 quilos de lixo na Praia da Guarita, em Torres, no Litoral Norte, na manhã deste domingo (24). A atividade deste ano marcou a 4oª edição do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias na praia gaúcha.
O grupo recolheu e classificou 3.635 itens no trecho de aproximadamente 200 metros da Guarita. Os cinco itens mais encontrados foram bitucas de cigarro (1.206), pedaços de plástico (791), embalagens de alimento (303), canudinhos (248) e embalagens de isopor (124). Do lixo recolhido, 80% era composto por plástico.
A coleta foi organizada pelo Projeto Praia Limpa Torres (Associação dos Surfistas de Torres), pelo Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul (Gemars), pela prefeitura municipal de Torres e pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs).
— A ideia do evento não é simplesmente limpar as praias e rios, mas despertar a atenção das pessoas para esse crescente problema mundial e incentivá-las a buscar soluções em nível local — explicou o professor da Uergs Paulo Ott.
Para Alexis Sanson, coordenador do Projeto Praia Limpa Torres, o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias já é marca registrada do local.
— Queremos agora avançar em ações concretas de redução do uso de plástico em nossas praias — ressaltou Sanson.
O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é um evento voluntário voltado à conservação marinha, que ocorre anualmente em mais de cem países. Na praia gaúcha, ao fim da edição deste domingo, os participantes ainda foram presentados por um show de baleias-francas.