A partir desta quinta-feira, duas das marcas de maior credibilidade no jornalismo brasileiro vão unir forças no universo digital em um novo site repleto de conteúdos exclusivos, proximidade com o público e ainda mais atenção à cobertura de temas locais e de esportes.
Fruto da integração do jornal Zero Hora e da Rádio Gaúcha na internet, o GaúchaZH (gauchazh.com) já nasce com a marca da colaboração e da interatividade: durante seu desenvolvimento, o novo produto recebeu sugestões, foi testado e avaliado por 1,8 mil usuários que ajudaram a definir desde o tipo de conteúdo que será oferecido até a forma de navegação do site.
A curiosidade e o espírito empreendedor estão no DNA da RBS desde o princípio.
Eduardo Sirotsky Melzer
Presidente do Grupo RBS
– A curiosidade e o espírito empreendedor estão no DNA da RBS desde o princípio. Seis décadas depois, não é diferente. GaúchaZH reúne a nossa essência, a crença na comunicação, com a nossa visão de futuro, de estar cada vez mais próximos do público, contribuindo para uma vida melhor – destaca o presidente do Grupo RBS, Eduardo Sirotsky Melzer.
Para alcançar esse patamar de qualidade, pelo menos 120 colaboradores do Grupo RBS trabalharam por um ano e três meses planejando e desenhando o GaúchaZH de acordo com os melhores modelos internacionais e a expectativa do público gaúcho. Pesquisas de opinião e a parceria com leitores, ouvintes e espectadores recrutados para experimentar o site em construção e sugerir melhorias foram decisivas para o resultado apresentado agora ao público.
Esse resultado, mais do que a simples soma de um jornal e de uma rádio, é traduzido pela fórmula 1 + 1 = 3. Não se trata de equívoco matemático, mas de um indicativo da oferta de mais conteúdo do que já havia nas plataformas de ZH e da Gaúcha. Ou seja, além de trazer tudo o que o jornal e a rádio já ofereciam individualmente no ambiente digital, o novo site vai acrescentar conteúdos exclusivos em texto, áudio, vídeo e transmissões ao vivo para os espectadores. Nessa conta, ganha o público.
– Essa é a filosofia por trás de todo o nosso projeto. É juntar o que há de melhor na Zero Hora e na Rádio Gaúcha para criar conteúdos e uma experiência exclusivos no digital. No site, nós passamos a ter muito mais conteúdos feitos a partir da integração dos nossos comunicadores, dos nossos jornalistas. São experiências únicas em vídeo, áudio, ao vivo, em uma única plataforma que une as duas marcas – observa a vice-presidente de Produto e Operações do Grupo RBS, Andiara Petterle.
Nós passamos a ter muito mais conteúdos feitos a partir da integração dos nossos comunicadores.
Andiara Petterle
Vice-presidente de Produto e Operações do Grupo RBS
Inicialmente, serão apresentadas sete novas atrações em vídeo e transmissões ao vivo – programas em que comunicadores e jornalistas da rádio e do jornal realizarão debates, entrevistas e reportagens, entre outros formatos, sobre temas como esportes, assuntos locais e notícias em geral. A cada 45 dias, outras novidades serão lançadas com o objetivo de valorizar ainda mais o conteúdo destinado aos assinantes em um modelo de financiamento dedicado a garantir o jornalismo e o entretenimento de primeira linha.
A unificação digital, além de simplificar a busca por informações confiáveis em um cenário de proliferação de boatos e notícias falsas, também procura combinar a profundidade de ZH com a instantaneidade da Gaúcha. Isso não significa que ocorrerá uma junção completa dos dois veículos. A versão impressa do jornal e a transmissão da rádio continuarão existindo de forma independente, como é hoje.
A iniciativa traduz ainda algumas das diretrizes fundamentais do novo posicionamento do Grupo RBS, apresentado neste ano, quando a empresa completou 60 anos.
– Uma das nossas principais bandeiras é a proximidade. Nós somos parte da comunidade e a refletimos, e se construímos esse novo produto junto com a nossa comunidade é porque ele é destinado a ser próximo, ultralocal, além de trazer como marcas a colaboração e a integração. Não acreditamos em nada que não seja colaborativo e plural. E passamos a contar com um corpo de opinião, de identidades, muito mais completo quando temos a Gaúcha e a Zero Hora juntas – afirma Andiara.
De acordo com Eduardo Sirotsky Melzer, a busca por excelência por meio de ações como o lançamento do GaúchaZH seguirá pautando o Grupo RBS:
– Estamos permanentemente pensando em como melhorar nossos produtos para nossos usuários e clientes porque, independentemente da plataforma de distribuição, o conteúdo – o jornalismo e o entretenimento – de qualidade seguirá imprescindível para a sociedade.