Com investimento de R$ 4 milhões, o sistema de prontuário eletrônico começará a ser implantado no ano que vem em postos de saúde, hospitais, pronto-atendimentos, a central de Exames e no centro especializado de saúde de Caxias do Sul. Nesta quinta-feira (14), a empresa MV Sistemas, vencedora da licitação, e a prefeitura assinam o contrato a partir das 10h.
O próximo passo é a formação de um comitê para definir os processos de trabalho e planejar a instalação do sistema. Conforme a diretora de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal da Saúde, Jaqueline Prataviera, a ideia é estabelecer um cronograma para que o prontuário eletrônico seja disponibilizado gradualmente, com previsão de conclusão em dois anos. São 79 serviços de saúde que terão acesso.
A estrutura demandada é de cerca de 300 computadores, além de pontos de energia elétrica e internet. Até agora, cerca de 170 máquinas foram compradas.
O prontuário eletrônico permite o acesso unificado do histórico do paciente, gestão de solicitações de procedimentos e exames, controle da retirada de medicamentos nas farmácias do município, integração dos serviços de regulação de leitos hospitalares, além de reduzir a impressão de documentos.
A medida atende à exigência do Ministério da Saúde. O governo federal disponibiliza gratuitamente um sistema de prontuário eletrônico para os postos de saúde, mas Caxias decidiu fazer um investimento financeiro para integrar toda a rede.