Meteorologistas apontam possibilidade de neve no Estado
A semana começa bem fria em todo o Rio Grande do Sul. Apesar de não existir previsão de temperaturas negativas, a segunda-feira (17) deverá registrar neve nas áreas mais elevadas do Estado - principalmente na Serra. Segundo a Somar Meteorologia, uma frente fria seguida de uma massa de ar polar mantém a condição para que o evento ocorra a qualquer hora do dia. O frio persiste durante toda a semana e, com o tempo mais seco, a partir de terça (18), o Estado terá geadas severas. Em Porto Alegre, até o próximo sábado, as temperaturas mínimas devem girar em torno de 5ºC a 6ºC.
Folha salarial do Executivo estadual bate recorde de servidores inativos em abril
Enquanto o debate sobre a reforma da Previdência patina no Congresso, o percentual de servidores estaduais inativos bate recorde no Rio Grande do Sul e pressiona as finanças do Estado. Ao final do primeiro quadrimestre do ano, eles representaram 54,1% da folha de pagamento do Poder Executivo, com 153,2 mil vínculos - mais do que a população de municípios como Bagé, Sapucaia do Sul e Uruguaiana. No início da gestão do governador José Ivo Sartori, em 2015, os ativos ainda eram maioria. De lá para cá, o número caiu 10,5%, e as despesas com os funcionários públicos aposentados chegaram a R$ 763,9 milhões em abril. O valor supera a capacidade anual de investimento do Estado.
Número de desempregados há mais de dois anos dobra no Brasil
Com o prolongamento da crise econômica, o total de pessoas desempregadas no país há mais de dois anos dobrou desde 2015. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse grupo já soma quase 3 milhões de brasileiros sem emprego fixo e com baixa perspectiva de se recolocar no mercado. Para esses trabalhadores, a busca pelo emprego virou uma corrida contra o relógio, já que quanto mais tempo fora do mercado, maior a dificuldade para retornar. A situação é mais complicada entre os profissionais com idade entre 18 e 24 anos e 30 e 39 anos. Só nessas duas faixas, os sem emprego há mais de dois anos somam 1,5 milhão.
Número de presos em delegacias, viaturas e albergue bate recorde na Região Metropolitana
A superlotação do Presídio Central - que atualmente abriga cerca de 4,8 mil em 1,9 mil vagas -, além de deixar o clima tenso na maior cadeia gaúcha, provoca reflexos no trabalho das polícias Civil e Militar durante este final de semana, na Região Metropolitana. O número de presos em delegacias, no Albergue Pio Buck (improvisado como local de triagem) e em viaturas bateu recorde, chegando a 269 no sábado (15). Nove a mais do que o recorde anterior, de 24 de maio.
Livro conta bastidores de disputa judicial envolvendo acidente da TAM
Detalhes até hoje pouco conhecidos da luta das famílias das vítimas da tragédia com o avião da TAM, em São Paulo, começam a vir à tona, a partir de relatos de quem viveu o longo e delicado processo de busca por indenização financeira após o acidente. Os valores dos acordos são mantidos em sigilo, mas se sabe que o valor passou de R$ 350 milhões, um dos maiores da história da Justiça brasileira. Esses e outros detalhes são relatados pelo advogado Eduardo Lemos Barbosa, que lança nesta segunda-feira (17) em São Paulo o livro "A história não contada do maior acidente aéreo da aviação brasileira" (Editora Manole).
Grêmio vence a Ponte Preta de virada e fica a oito pontos do Corinthians
O Grêmio retoma os trabalhos hoje à tarde, no CT Luiz Carvalho, iniciando a preparação para pegar o Vitória, no Barradão, quarta-feira (19). Com a vitória do domingo sobre a Ponte Preta, o time de Renato está a oito pontos do líder Corinthians.
Mais trabalho, mais vitórias no Beira-Rio: como o Inter espera reingressar no G-4 da série B
Após a decepcionante derrota para o CRB, fora de casa, o Inter volta aos treinos hoje à tarde. A equipe busca melhorar o desempenho no Beira-Rio a partir da próxima rodada, em que enfrenta o Luverdense. Leia mais notícias do Inter.