1. Relatório de denúncia contra Temer será lido na CCJ da Câmara nesta segunda-feira
A discussão na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara em torno da denúncia contra o presidente Michel Temer abre a semana sob tensão em Brasília. Na tarde desta segunda-feira (10), o relator Sérgio Zveiter (PMDB-RJ) fará a leitura do parecer que elaborou – contra ou a favor da admissibilidade da acusação apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Logo após, a defesa de Temer deve fazer a exposição oral de seus argumentos. Desde que foi nomeado pelo presidente do colegiado, Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), o relator tem sido evasivo sobre a posição que irá adotar, o que ao longo da semana passada fez aumentar o temor no Palácio do Planalto diante de possível derrota na CCJ. Alertado quanto ao risco de insucesso no colegiado, após retornar de sua participação na cúpula do G20, na Alemanha, o presidente ocupou o domingo com articulações na tentativa de cabalar os apoios necessários para barrar a acusação contra si.
2. Secretário de Serviços Urbanos de Porto Alegre projeta normalização da coleta nesta segunda-feira
Após a retomada parcial da coleta de lixo domiciliar em Porto Alegre neste domingo (9), o secretário de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, afirmou que a normalização do que ficou pendente deve ocorrer nesta segunda-feira (10), quando a prefeitura fará o depósito do pagamento atrasado, no valor de R$ 10 milhões, à empresa B.A. Meio Ambiente. No sábado, houve paralisação de funcionários devido ao atraso nos salários, o que levou ao acúmulo de lixo.
3. Um em cada quatro CCs de Porto Alegre recebe salário acima do teto
Um em cada quatro servidores com cargos em comissão (CC) na prefeitura de Porto Alegre recebe acima do limite de R$ 9,3 mil estabelecido pelo prefeito Nelson Marchezan no começo de sua gestão. Uma análise da folha de pagamento relativa a maio revela que, dos 671 CCs cadastrados no município, 161 seguiam recebendo além do que foi determinado (24% do total). Passados seis meses desde o início da gestão, a adequação ao teto salarial caminha a passos lentos. O número de CCs acima do teto caiu 25% desde dezembro, quando eram 215. A prefeitura argumenta que a principal razão para o descumprimento do limite financeiro é a concessão de gratificações previstas na legislação e que exigem projeto de lei para serem revistas.
4. Presidente do Senado confirma votação de reforma trabalhista para terça-feira
O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), confirmou que vai colocar a reforma trabalhista em votação no Plenário na terça-feira (11). A confirmação foi feita após reunião entre Eunício e Michel Temer, no Palácio do Jaburu. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), também participou do encontro. Quando questionado sobre possíveis impactos de um revés contra o governo na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que analisará a denúncia contra Temer, o presidente do Senado disse que a votação será pautada independentemente do que acontecer na Câmara dos Deputados. O monitoramento para a votação da reforma trabalhista no Senado indica um quadro preocupante para o governo. Há uma semana, o Palácio do Planalto previa 43 senadores favoráveis ao projeto no plenário. A pesquisa mais recente indica que um deles não acompanhará o governo e deve votar "não". Assim, a expectativa é de que 42 senadores apoiarão a reforma – apenas um a mais que o mínimo necessário.
5. Inter se prepara para jogo contra o Ceará
O Inter está a caminho do Nordeste, quando enfrenta o Ceará e o CRB na sequência da Série B. Após o empate em 1 a 1 com o Criciúma no Beira-Rio, Guto Ferreira comandou apenas um treino antes do próximo jogo, às 20h30min da terça-feira, no Castelão, e viaja pressionado por vitória.
6. Pedro Rocha deve retornar ao time principal após derrota do Grêmio
Após a derrota por 2 a 0 para o Avaí no domingo, Renato Portaluppi deve ter o retorno de Pedro Rocha ao time. Preservado, o técnico apostou em Fernandinho no setor, o que não deve acontecer na quinta-feira, quando o Tricolor enfrenta o Flamengo pelo Brasileirão.
7. Chuva atinge o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira
A segunda-feira (9) será de chuva em quase todo o Rio Grande do Sul. Instabilidades entre o Uruguai e o norte da Argentina, além da formação de uma nova frente fria, organizam um canal de umidade e espalham pancadas de chuva com trovoadas para o oeste, sul e centro do Estado. Não se descarta eventual chuva forte, acompanhada por rajadas de vento, nas áreas de fronteira. Já na capital gaúcha, a chuva começa a partir do período da tarde, em forma de pancadas mais isoladas. Mesmo com o tempo mais instável, a sensação é de abafamento na maior parte do Rio Grande do Sul. No norte gaúcho, será registrado céu aberto e calor à tarde.