O aguaceiro que voltou ao Rio Grande do Sul na noite de quarta-feira (7) e ganhou força na madrugada desta quinta-feira (8) causou estragos em diversas regiões, principalmente nas regiões da Serra, do Vale do Caí, do Vale do Sinos e Metropolitana. Vila Oliva, em Caxias do Sul, foi um dos locais mais afetados pela força do vento. No distrito, ao menos 150 casas foram destelhadas e uma idosa de 78 anos morreu em desabamento. Outras duas pessoas morreram em meio à chuvarada.
Leia mais:
Chuva causa três mortes no RS
Sobe para 73 o número de municípios em situação de emergência no RS
Defesa Civil pede doação de alimentos não perecíveis a vítimas da chuva
_________________
Confira a linha do tempo dos principais estragos no Estado:
Liberato Salzano, quarta-feira (7), por volta das 16h
Um homem, identificado como Marcos Bárbaro Veloso, morreu ao ser atingido por um raio em Liberato Salzano. Conforme a secretária de Administração e coordenadora da Defesa Civil Local, Lourdes Sfredo, a morte ocorreu por volta das 16h de quarta-feira (7). Dois homens que estavam com ele ficaram feridos. Jardel Hitter Veloso, de 20 anos, e Nilson Araújo, de 26 anos, foram socorridos em estado regular.
Charrua, quarta-feira (7), por volta de 18h30min
Charrua, no Norte, foi um dos primeiros municípios que informaram transtornos causados pelo aguaceiro, ainda na quarta-feira (7). Por volta das 18h30min, uma ventania destelhou casas e galpões, principalmente na área rural, deixando ao menos três pessoas feridas. Tapejara, que faz limite com Charrua, registrou estragos isolados.
Jaboticaba, quarta-feira (7), por volta de 19h
Um homem de 46 anos foi encontrado morto às margens de um riacho em Jaboticaba, no Norte gaúcho, por volta das 19h de quarta. De acordo com o Comando da Brigada Militar de Palmeira das Missões, a vítima foi identificada como José Darvilei Fagundes da Silva. Segundo a polícia, ele teria caído no riacho devido à chuva intensa que atingiu a região.
Veranópolis, quinta-feira (8), entre 1h e 6h
Veranópolis, na Serra, também sofreu os impactos do temporal. Entre 1h e 6h desta quinta-feira, chuva de granizo e ventania atingiram o município. Ao menos 500 casas foram danificadas. Os bairros mais prejudicados são, segundo os bombeiros, Santa Lúcia, Pôr do Sol, Vila Azul, Renovação, Santo Antônio, Medianeira e Sagrado Coração de Jesus.
Caxias do Sul, quinta-feira (8), por volta das 3h
A chuva ganhou força em Caxias do Sul por volta das 3h desta quinta-feira (8). Uma ventania destelhou pelo menos 150 residências e causou a morte de uma idosa, identificada como Claudina Rech, 78 anos, vítima de desabamento. Outras sete pessoas ficaram feridas. Um dos feridos, o jovem Luan Régis Daneluz, 23 anos, liberado por volta de 11h30min, disse que foi arrastado por 30m, junto da estrutura de sua casa.
Maratá, quinta-feira (8), por volta de 3h30min
O vendaval atingiu a região do Vale do Caí, na madrugada desta quinta-feira (8), e provocou grande estrago no município de Maratá. Cerca de 40 casas foram destruídas, conforme levantamento preliminar da prefeitura. Os locais mais atingidos foram os distritos de Boa Esperança e Esperança. Além dos danos às residências, que tiveram telhas e até paredes destruídas pelos ventos, um caminhão tombou e diversas árvores de eucalipto caíram.
Porto Alegre, quinta-feira (8), por volta das 6h
Uma casa inteira foi levada pela água de um arroio que corre paralelo à Rua da Represa, bairro São José, na zona leste de Porto Alegre, por volta das 6h desta quinta-feira (8). Na residência, dormiam duas mulheres de aproximadamente 30 anos, que foram arrastadas pela água. Uma delas foi resgatada com vida a mais de 500 metros e encaminhada ao HPS. Até o início da noite desta quinta, ela estava em atendimento. Até o início da noite, a outra mulher ainda não havia sido encontrada.
Caxias do Sul, quinta-feira (8) por volta das 6h
Na manhã desta quinta-feira (8), por volta das 6h, um ônibus da empresa Caxiense foi atingido por um eucalipto na RS-122, em Caxias do Sul. A árvore caiu após uma forte rajada de vento. Os seis passageiros que estavam no veículo, que seguia de Antônio Prado para Caxias, não ficaram feridos.