No final da tarde desta terça-feira (30), a Defesa Civil emitiu um alerta de "alto risco" de inundação nas bacias dos rios Uruguai, Caí e Taquari – regiões já afetadas pela chuvarada dos últimos seis dias. Outros rios, como Guaíba e Jacuí, estão em estado de "atenção".
Conforme os especialistas, o nível do Uruguai continuará subindo nos próximos dias por causa da chuva desta terça e prevista para seguir na quarta-feira (31). Na área do rio Caí, as pancadas podem ser volumosas entre quarta e quinta-feira (1º), aumentando ainda mais os riscos de inundações. Também está prevista chuva intensa no Vale do Taquari para os próximos dias.
Leia mais:
Rio Grande do Sul tem risco de temporal nesta quarta-feira
Nível do Guaíba chega perto de 2 metros, e previsão de chuva eleva risco
Veja a previsão do tempo para a sua cidade
Conforme o último balanço da Defesa Civil, o número de famílias fora de casa aumentou para 565 – 451 estão desalojadas (estão em casa de parentes) e 114 famílias estão desabrigadas (foram encaminhadas para abrigos públicos).
Ao todo, 60 municípios foram atingidos por algum transtorno causado pelo grande volume de chuva e 19 prefeituras decretaram situação de emergência. São Sebastião do Caí, Uruguaiana, Itaqui, São Borja, Campo Novo, Montenegro e São Jerônimo estão entre as cidades mais castigadas pela enxurrada.
"As coordenadorias regionais trabalham incessantemente para vistoriar áreas que, ainda, possivelmente podem decretar situação de emergência", informou, em nota, a Defesa Civil. Qualquer informação ou pedido de auxílio pode ser encaminhado através do telefone 199.
Veja imagens dos efeitos da chuvarada no RS: