1. O que revelaram os donos da JBS na delação que implodiu Brasília
Um dos donos da maior empresa de proteína animal do mundo e campeão de doações eleitorais nas eleições de 2014, o empresário Joesley Batista implodiu o meio político. O controlador do frigorífico JBS entregou ao Ministério Público Federal (MPF) gravações nas quais registra pedidos de propina do presidente Michel Temer (PMDB), e do presidente nacional do PSDB, o senador Aécio Neves (MG). Em ações controladas pela Polícia Federal, o repasse de dinheiro a emissários de Temer e Aécio foi gravado. As cédulas tiveram os números de série previamente registrados e estavam acomodadas em malas e mochilas equipadas com chips. Todo o caminho do dinheiro foi monitorado pelos investigadores. As informações foram reveladas na noite desta quarta-feira pelo jornal O Globo. Confira o que foi relatado pelos donos da JBS.
2. Temer nega ter autorizado compra do silêncio de Cunha
Na primeira manifestação pública após revelação da delação, o presidente Michel Temer admitiu que se encontrou com o empresário Joesley Batista no Palácio do Jaburu, em março, porém negou que tenha autorizado "qualquer movimento com o objetivo de evitar delação ou colaboração com a Justiça" do deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Temer se posicionou por meio de nota, divulgada pelo Palácio do Planalto na noite desta quarta-feira (17), e defendeu uma "ampla e profunda investigação para apurar todas as denúncias veiculadas pela imprensa".
3. O que pode acontecer com Temer após delação da JBS vir à tona
Diante da repercussão do caso, deputados da oposição já protocolaram na Câmara um novo pedido de impeachment contra o presidente. Clique aqui e confira os possíveis cenários para os próximos dias, que envolvem provesso de impeachment, renúncia, cassação ou manutenção no poder.
4. Aécio Neves é alvo de operação da PF e do MPF no Rio de Janeiro
A Polícia Federal e o Ministério Público Federal fazem operação relacionada à força-tarefa da Lava-Jato na manhã desta quinta-feira (18), no Rio de Janeiro. São cumpridos mandados de busca e apreensão, autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), contra o senador Aécio Neves; a irmã dele, Andrea Neves; e Altair Alves, conhecido por ser braço direito do ex-deputado Eduardo Cunha. A operação seria um desdobramento da delação do dono do grupo JBS Joesley Batista, que entregou à Procuradoria Geral da República (PGR) gravação do senador pedindo a ele R$ 2 milhões.
5. Inter vira a chave e pensa agora na Série B
Depois de perder por 1 a 0 para o Palmeiras, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, o Inter treina às 16h30min. Desta vez, pensando no confronto de sábado (20), pela Série B, com o ABC, no Beira-Rio. O duelo deve marcar a estreia de Pottker com a camisa colorada.
6. Após vitória na Copa do Brasil, Grêmio foca no Atlético-PR
O Atlético-PR é o próximo desafio gremista. No domingo (21), as equipes se enfrentam na Arena da Baixada pelo Brasileirão. A preparação da equipe para o duelo inicia nesta quinta, às 15h30min. Nesta quarta, o time venceu o Fluminense por 3 a 1 pela Copa do Brasil.
7. Chuva deve se espalhar pelo RS
Uma área de instabilidade que se forma entre o norte da Argentina e o Paraguai espalha chuva sobre todas as regiões do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira. A chuva avança primeiro pelo oeste e noroeste gaúcho, onde são esperadas pancadas de chuva com elevados volumes acumulados, trovoadas e rajadas de vento. Durante a tarde, por causa do tempo fechado, as temperaturas não se elevam muito. Em Porto Alegre, o tempo fica firme com poucos nuvens. A mínima de será de 13°C e a máxima de 24°C.
*ZERO HORA