A prefeitura de Caxias do Sul estabeleceu um espaço para artesanato e venda de outros produtos comercializados por ambulantes na cidade na praça das feiras, no bairro São Pelegrino. A feira ocorrerá todos os domingos entre as 10h e as 17h. A intenção da administração é realizar o primeiro evento, batizado de Feira Sem Fronteiras, no dia 9 de abril. Conforme a Secretária de Urbanismo de Caxias do Sul, Mirangela Rossi, a previsão é de que haja até 40 estandes de venda fornecidos pela prefeitura. São gazebos de dois por três metros, em princípio de alumínio, com cobertura de lona e que têm espaço para três a quatro pessoas.
Leia mais
Prefeito diz vice alegou que não gosta da vida pública
Vice-prefeito de Caxias diz que não teria problema em reconsiderar a renúncia
Secretário de Saúde de Caxias defende gestão compartilhada para abertura da UPA Zona Norte
A secretária explica que serão reservadas cotas para grupos, divididos em floristas, indígenas, senegaleses, clubes de mães, artesãos e artistas em geral. Em princípio, são 20 pessoas por grupo; se houver mais interessados, a secretária afirma que será feito um rodízio a cada domingo. Os gazebos serão adquiridos pela prefeitura nos próximos dias e serão montados nos dias de feira. Para o cadastro dos interessados, a secretaria de urbanismo reservou o horário das 15h às 16h a partir da próxima segunda-feira. É necessário levar um documento de identidade, CPF e o cartão de CNPJ para os microempreendedores individuais (MEI). Os artesãos também podem ser inscritos pela secretaria da cultura, ou pela secretaria de urbanismo com a carteira do artesão.
Em relação a possíveis estruturas para venda de alimentos ou bebidas, Mirangela ainda está avaliando como poderá incluir esse tipo de comércio na feira.Conforme a secretária, a ideia é promover uma atividade aos domingos para integrar a comunidade com as diferentes etnias, combinando também o evento no primeiro domingo de cada mês com uma atividade da secretaria da cultura. Sobre o evento não ser diário e poder não atender à rotina de vendas de ambulantes na cidade, Mirangela pontua que alguns estão sendo encaminhados para a secretaria de desenvolvimento para se cadastrarem como MEI.
A partir daí poderão se licenciar, conforme a secretária, a exemplo de vendedores que atuam de porta em porta. Mirangela Rossi reitera que a comercialização no centro não vai ser permitida.Com relação ao artesanato na praça Dante Alighieri, a secretária afirma que pensa em fazer um ajuste no código de posturas do município em um próximo momento. Enquanto isso, a prática segue permitida no dia do artesão. A secretária também diz que vai ser estudada a possibilidade de integração dos floristas em determinados espaços e o uso dos parklets.
Mirangela informa que está conversando com os grupos interessados e se reuniu com o Centro de Atenção ao Migrante sobre a feira. Com os índios, ela diz que vai marcar uma reunião também com a presença do Ministério Público Federal.