1. Ministério da Agricultura vai criar força-tarefa para investigar frigoríficos
O Ministério da Agricultura (Mapa) vai criar uma força-tarefa para investigar suspeitas de irregularidades em 21 frigoríficos que são alvo da Operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal (PF) na última sexta-feira. O anúncio foi feito neste domingo, durante uma coletiva de imprensa, dois dias depois de virem à tona as denúncias de fraude na carne brasileira. Na abertura de uma reunião com cerca de 40 representantes de países importadores de carne brasileira, o presidente Michel Temer prometeu maior rigor na fiscalização dos frigoríficos do país.
2. "Não vamos permitir um segundo golpe", diz Dilma sobre as eleições de 2018
A ex-presidente Dilma Rousseff chamou de "mentira" a inauguração feita na semana passada pelo governo federal da transposição do Rio São Francisco, na Paraíba. Ao lado de Lula e do governador Ricardo Coutinho em um palco montado às margens da obra, Dilma disse que não haverá "tapetão" nas eleições de 2018. Temer esteve na semana passada na inauguração da obra e afirmou que não quer ter a paternidade da transposição do Rio São Francisco.
3. Grupo promove ação na Capital pela flexibilização do desarmamento
O grupo Armas pela Vida se reuniu na tarde deste domingo no Parque Moinhos de Vento, em Porto Alegre, para pedir mudanças na lei do desarmamento, em vigor desde 2003. Esta foi a segunda manifestação do coletivo desde a sua criação, em julho de 2016. Conforme a Brigada Militar, 300 pessoas estavam no local às 16h30min. Para a organização, o público era de 500 pessoas. João Pedro Petek, um dos organizadores do movimento, sustenta que um dos principais objetivos da ação é fazer com que as pessoas que preencham pré-requisitos, como idade mínima, condições psicológicas e treinamento, passem a ter o direito de portar armas.
4. Em visita à Capital, ministro da Cultura promete ajudar com "parcos recursos, mas muita boa vontade"
A grave crise financeira por que passa Porto Alegre e as possíveis consequências da falta de recursos para as atividades culturais da cidade foram os principais temas debatidos por Roberto Freire, ministro da Cultura, em seu fim de semana na cidade. Em sua primeira visita à capital gaúcha depois de ser empossado ministro, Freire cumpriu dois dias de agenda na cidade – tempo suficiente para se encontrar com o prefeito Nelson Marchezan Júnior e com o secretário da Cultura Luciano Alabarse, além de se pôr a par da situação de espaços importantes, como Iberê Camargo, Capitólio, Santander Cultural e Instituto Ling. Para o prefeito Marchezan, a vinda do ministro a Porto Alegre surge como oportunidade de potencializar possíveis parcerias entre o governo e o setor privado.
5. Grêmio visita o Novo Hamburgo de olho na tabela
Depois do terceiro empate consecutivo no Gauchão, o Grêmio se reapresenta às 16h desta segunda-feira e inicia a preparação para o jogo importante da próxima quarta-feira. O time de Renato Portaluppi visitará o líder Novo Hamburgo no Estádio do Vale. Com a vaga encaminhada às quartas, o Grêmio tenta se garantir entre os quatro primeiros para jogar em casa a partida decisiva do primeiro mata-mata.
6. Inter se prepara para enfrentar o Ypiranga
O Inter venceu o São Paulo-RG e entrou na zona de classificação do Gauchão. A vitória deu fôlego para o grupo comandado por Antônio Carlos Zago. O elenco se reapresenta às 16h desta segunda-feira e inicia a preparação para o jogo de quarta, quando o time visita o Ypiranga em Erechim. A partida no Colosso da Lagoa será às 19h30min, pela nona rodada do Gauchão.
7. Outono no RS será chuvoso e com temperaturas amenas
Quem estava à espera do começo do outono para tirar do roupeiro as peças mais pesadas vai ter de aguardar um pouco mais. À exceção das regiões serranas, onde as mínimas em alguns momentos poderão chegar a 10°C, a estação dos frutos deverá ser um pouco mais quente do que a média para o período, com as temperaturas chegando muitas vezes a 28°C e, pontualmente, a 30°C – ainda assim, muito mais amenas do que no verão, quando os termômetros alcançaram 37°C. No primeiro dia de Outono, uma massa de ar seco predomina e garante tempo firme na maior parte do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. As temperaturas aumentam durante a tarde, com máximas atingindo a casa dos 30ºC.
Veja a previsão do tempo para a sua cidade
O que você precisa saber
Outono começa hoje e promete ser chuvoso no RS: veja 7 coisas para começar o dia bem informado
ZH indica os assuntos mais importantes desta segunda-feira
Zero Hora
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: