Está definido o destino das ambulâncias que serão entregues a prefeitos gaúchos pelo presidente Michel Temer na próxima segunda-feira. Serão contemplados 61 municípios, sendo que cada um receberá um veículo. As ambulâncias irão renovar a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Conforme o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, das 61 cidades beneficiadas, sete ficarão com UTIs móveis: Porto Alegre, Bento Gonçalves, Carazinho, Lajeado, Novo Hamburgo, Palmeira das Missões e Taquari. Os demais municípios receberão unidades básicas, dentro de um programa do Ministério da Saúde.
– A cada 200 mil quilômetros rodados ou três anos de uso, as prefeituras podem solicitar ao Ministério da Saúde a renovação dos veículos. Com a reposição, as unidades antigas deixam de ser usadas no Samu e podem ser utilizadas nos municípios em outras atividades – explica Gabbardo.
Leia mais
Temer vem ao RS na segunda e distribuirá ambulâncias
Hospital Moinhos de Vento terá tecnologia que minimiza incômodos decorrentes de radioterapia
Postos de saúde já vacinam meninos contra o HPV
Gabbardo explica que as novas ambulâncias chegarão prontas para o uso, com equipamentos, termos de posse, seguro de transporte e emplacadas ou com autorização de rodagem.
– O prefeito vem com o motorista, pega o termo de doação e as ambulâncias já começam a ser usadas pelos municípios. Se for preciso fazer uma remoção no caminho, já será feita – diz o secretário.
As novas ambulâncias eram solicitadas pelas prefeituras ao Ministério da Saúde desde março de 2015. Atualmente, segundo Gabbardo, o Rio Grande do Sul dispõe de 38 UTIs móveis, 187 unidades básicas, 18 motolâncias, 10 carros de intervenção rápida e um helicóptero. A frota cobre 90% da população do Estado.
A cerimônia de entrega das novas ambulâncias está programada para as 10h30min de segunda-feira, com as presenças de Temer, dos ministros Ricardo Barros (Saúde), Eliseu Padilha (Casa Civil), Osmar Terra (Desenvolvimento Social), Ronaldo Nogueira (Trabalho) e do governador José Ivo Sartori. A solenidade deve ocorrer no parque de exposições Assis Brasil, em Esteio. O presidente pretende entregar nas mãos de cinco prefeitos as chaves de suas novas ambulâncias. Ao todo, serão distribuídas cerca de 600 unidades pelo Brasil.
Confira a lista de municípios contemplados no Estado
Agudo
Antônio Prado
Arvorezinha
Bento Gonçalves (UTI móvel)
Bom Jesus
Candelária
Candiota
Canela
Capão do Leão
Carazinho (UTI móvel)
Carlos Barbosa
Cerro Largo
Chapada
Constantina
Dom Feliciano
Dom Pedrito
Encruzilhada do Sul
Erechim
Espumoso
Esteio
Estrela
Farroupilha
Feliz
Flores da Cunha
Garibaldi
Gramado
Gravataí
Guarani das Missões
Itaqui
Jaguari
Júlio de Castilhos
Lagoa Vermelha
Lajeado (UTI móvel)
Marau
Nova Petrópolis
Nova Prata
Novo Hamburgo (UTI móvel)
Palmeira das Missões (UTI móvel)
Palmitinho
Porto Alegre (UTI móvel)
Porto Xavier
Redentora
Restinga Seca
Rio Pardo
Ronda Alta
Sananduva
Santiago
São Francisco de Assis
São Luiz Gonzaga
São Pedro do Sul
São Sebastião do Caí
São Sepé
Seberí
Serafina Corrêa
Sinimbu
Soledade
Taquara
Taquari (UTI móvel)
Teutônia
Tupanciretã
Vera Cruz