Já tradicional para os agricultores do Oeste de Santa Catarina, começa terça-feira em Chapecó mais uma edição da exposição Campo Demonstrativo Alfa. O evento reúne em um só lugar as novidades que podem ajudar, principalmente, os pequenos produtores rurais da região.
A expectativa da Cooperalfa, que organiza a feita anualmente, é reunir 7 mil visitantes entre terça e quinta-feira. Com o tema “Planejando os próximos 50 anos”, a intenção é orientar, instruir e tirar dúvidas dos agricultores.
– As novidades surgem a todo o momento e precisamos estar preparados para assimilar os novos formatos de produção – explica o organizador do evento, engenheiro agrônomo Alexandre Ramos.
De olho no futuro, a exposição funciona também como uma projeção da atividade agropecuária. Entre as novidades deste ano serão apresentadas novas sementes de soja, informações sobre os melhores fertilizantes e suas formas de aplicação, além de serem abordados os principais problemas que afetam a produção de leite na região.
Novidades
Já em relação às atrações que prometem chamar a atenção, destaque para um protótipo que faz leitura do solo em 30 segundos, desenvolvido pela Embrapa Solos do Rio de Janeiro. A programação ainda inclui palestras sobre a implantação de pastagens, abordando os principais cuidados pré-plantio ou pré-semeadura. e orientações sobre como obter o desempenho máximo da criação dos suínos.
Pesquisadores da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) também estarão presentes com um acervo de mais de 90 plantas medicinais. A intenção é ensinar aos agricultores como identificá-las e utilizá-las corretamente.