O casco da plataforma P-68 deixou na manhã desta quinta-feira (8) o Porto de Rio Grande. Segundo a Praticagem da Barra, a manobra começou as 5h15. A estrutura estava desde agosto no cais do Estaleiro Rio Grande para reparos finais.
De Rio Grande, o casco segue para o Estaleiro Jurong, no Espírito Santo, onde a plataforma será finalizada. Dez rebocadores são utilizados. É o terceiro casco entregue pelo estaleiro. A Petrobras encomendou oito cascos idênticos à Ecovix.
O casco da P-68 tem 288 metros de comprimento, 54 metros de largura e 31,5 metros de altura. Pesa 353 mil toneladas. Depois de pronta, a P-68 vai ser usada pela Petrobras para produzir petróleo e gás natural na Bacia de Santos, no litoral de São Paulo.
O estaleiro executa a construção de mais um casco no dique. A construção dos outros é ainda indefinida, devido às condições financeiras da Ecovix - que teve diretores presos na Operação Lava Jato.
No mês de novembro, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, 700 trabalhadores foram demitidos do Estaleiro Rio Grande – administrado pela Ecovix. Hoje, estaleiro tem 3,5 funcionários. No auge, teve mais de 12 mil no canteiro de obras. A possibilidade de mais demissões e de recuperação judicial da Engevix assusta Rio Grande.