1. Piratini entrega à Assembleia pacote de reestruturação do Estado
O pacote de recuperação financeira do Estado foi entregue nesta terça à Assembleia Legislativa. Acompanhado do subchefe da Casa Civil, José Guilherme Kliemann, o vice-governador José Paulo Cairoli levou ao Legislativo as 40 medidas, que estão divididas em 16 projetos de lei e seis propostas de emenda à Constituição. Entre outras medidas, o pacote prevê a extinção de nove fundações estaduais e o desligamento de funcionários celetistas destas entidades. Insatisfeitos com a proposta, servidores fazem uma mobilização em frente ao Piratini desde o início da tarde.
2. Governo federal prevê repasse de R$ 5,3 bilhões para Estados
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou que governadores firmarão um acordo com o governo federal para cumprir medidas de ajuste fiscal em troca de repasses de recursos da repatriação. Os governadores fizeram um documento de contrapartidas, em que firmam um compromisso de respeito ao ajuste fiscal, corte de gastos e limitação de reajustes nos Estados. Após reunião, o ministro da Fazenda Henrique Meirelles anunciou que entre as medidas firmadas está a previsão de repasse de R$ 5,3 bilhões da repatriação aos Estados.
3. Secretaria vai utilizar ônibus desativado para manter presos em custódia
O secretário da Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul, Cezar Schirmer, confirmou a utilização de um ônibus desativado como alternativa à detenção de presos que aguardam vagas no sistema prisional. O Trovão Azul, como é conhecido, tem capacidade para abrigar aproximadamente 30 detentos e era utilizado pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) para transportá-los.
4. Com novo edital, praça de pedágio de Gravataí deve mudar de lugar
A empresa que assumir a concessão do pedágio de Gravataí a partir do ano que vem deverá se comprometer com uma mudança muito aguardada pelos moradores do município: a praça, atualmente localizada no km 77 da BR-290, deverá ser instalada no km 59, próxima à fábrica da General Motors. Com a troca de lugar, que ainda não tem data para ser realizada, quem sai de Gravataí em direção a Porto Alegre não deverá mais ter de pagar pedágio no trajeto.
5. Apelidado de "Suíno", Geddel estudou com Renato Russo
A biografia Renato Russo - O filho da revolução revela um fato curioso sobre Geddel Vieira Lima – que está sob holofotes depois de o ex-ministro da Cultura Marcelo Calero acusá-lo de tentar liberar a construção de um edifício em Salvador por interesse próprio. O ministro da Secretaria de Governo era colega do músico em uma escola particular de Brasília, o colégio Marista, na primeira metade dos anos 1970.
6. Buscador traz informações de colégios da rede privada na Capital
Ferramenta feita para ajudar os pais na busca por uma instituição de ensino, o buscador de escolas de ZH traz dados de colégios de Porto Alegre que oferecem pelo menos o Ensino Fundamental. Ao clicar em cima de um nome obtido pela busca, uma nova janela é aberta trazendo mais dados sobre a instituição, como endereço, contatos de telefone e e-mail, formas de avaliação, disciplinas do currículo, procedimentos de segurança adotados, período de inscrições e valor das mensalidades.
7. VÍDEO: homem armado intimida torcedores durante treino do Inter
Um dia após mais uma derrota do Inter no Campeonato Brasileiro, a reapresentação do grupo de jogadores foi marcada por um protesto de torcedores no CT do Parque Gigante. Enquanto os jogadores que não atuaram em São Paulo contra o Corinthians participavam de uma atividade comandada pelo técnico Lisca, cerca de 15 torcedores gritavam frases de cobranças aos jogadores da calçada da Avenida Beira-Rio. Em determinado momento, torcedores começaram a arremessar pedras no campo. Seguranças do Inter então entraram em cena para apaziguar os ânimos. Neste momento, um homem apontando uma arma para baixo também apareceu entre os torcedores.