A falta de mais de 20 medicamentos na rede básica de farmácias do SUS de Caxias do Sul fez com que o Ministério Público (MP) abrisse inquérito para investigar a irregularidade na distribuição. A promotora Adriana Chesani pediu informações ao município. Além disso, solicitou disponibilização imediada dos medicamentos para pacientes, em processo administrativo, obteve o direito de receber os remédios.
A Secretaria Municipal da Saúde diz que a falta dos medicamentos ocorre em função do atraso na liberação de recursos e por causa do aumento na procura, o que resultou no fim dos estoques. Segundo a diretora-geral da Secretaria Municipal da Saúde, Marta Fattori, foram 150 pacientes a mais que o previsto que buscaram os medicamentos na rede em outubro. Ela não soube informar quanto isso representa de aumento percentual.
Como houve demora na destinação de verbas, as licitações para a compra tiveram de ser realizadas novamente. Conforme Marta, o processo está em tramite burocrático e a previsão é de que o serviço seja normalizado até o final deste mês.