Além da maior lua dos últimos 70 anos, o céu no Brasil tem outra atração especial nesta segunda-feira. Já está sobre o país o Antonov An-225 Mriya, o maior avião do mundo, que chegou no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), por volta das 11h.
Centenas de pessoas se deslocaram para os arredores do aeroporto para conferir de perto o primeiro pouso, que durou cerca de 10 minutos. Para que a aterrissagem ocorresse sem problemas, todas as pistas do aeroporto foram esvaziadas.
O próprio aeroporto transmitiu, em sua página oficial no Facebook, a chegada do gigante dos céus. Assista às imagens:
No pátio do aeroporto, o interior da aeronave será equipado com um suporte especial que servirá para sustentar o gerador. De lá, às 22h30min, o Antonov decola para uma viagem curta até o aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo. A previsão da chegada é às 23h. A aterrissagem também será transmitida ao vivo pela concessionária do aeroporto.
O Antonov passa a madrugada em Guarulhos e sua decolagem está prevista para as 8h de terça-feira. Até lá, as horas serão tumultuadas no pátio do aeroporto. Uma operação especial foi montada para que a carga seja colocada no porão do Antonov.
O pouso do gigante não afeta a operação regular do aeroporto, mas requer cuidados especiais.
– Tivemos de redesenhar o pátio, já que a operação de carregamento deve ocupar o espaço de sete aeronaves – explica o comandante Miguel Dau, diretor de Operações da GRU Airport, concessionária do aeroporto que em 2015 passou por obras de alargamento das pistas para receber aviões de grande porte, como o An-225 e o Airbus A380, o maior avião de passageiros do mundo.
A jornada do Antonov An-225 começou em sua base em Kiev, na Ucrânia, na última quinta-feira, passando em Leipzig, na Alemanha no mesmo dia. Após enfrentar uma pane de motor no aeroporto alemão, decolou no sábado para a Islândia, passando na sequência por Goose Bay (Canadá, foto abaixo) e Houston (EUA), de onde saiu rumo ao Brasil.
A operação se encerra nesta terça-feira em Santiago, no Chile, onde será entregue o gerador de energia de 150 toneladas, a segunda mais pesada carga aérea da história da aviação.
Curiosidades
– Por ter mais de 27 anos, o avião tem seus comandos realizados a partir de procedimentos analógicos. Porém, mesmo com toda a sua massa, o An-225 pode chegar a 850 km/h – a mesma velocidade média de aviões tradicionais tripulados.
– Em 2010, o gigante pousou pela primeira vez na América Latina – e foi no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Na ocasião, o An-225 estava a serviço da Petrobras e trouxe três válvulas para a Refinaria de Paulínia (REPLAN).
– O Antonov An-225 continua sendo a maior obra de engenharia capaz de voar feita pelo ser humano.
– O codinome "Mriya" vem do idioma ucraniano e quer dizer “sonho”. Na OTAN, seu nome de identificação é Cossack.
– No filme "2012", um modelo Antonov An-225 foi usado durante as filmagens e também recriado com efeitos especiais. Algumas características, como a cabine e portas de entrada, foram modificadas para as cenas. Dessa forma, o protótipo fictício foi chamado de An-500 – o que seria uma versão atualizada e mais moderna do seu antecessor.
Grande, mas nem tanto
O An-225 é o gigante dos céus, mas outros grandões superam os tamanhos da aeronave:
A história
– O An-225 foi originalmente construído para transportar o Buran, o ônibus espacial soviético que fez apenas um voo (não-tripulado), em 1988.
– O avião custou cerca de US$ 300 milhões para ser construído.
– O An-225 voou pela primeira vez em 21 de dezembro de 1988, mas começou a operar comercialmente no ano seguinte.
– Os planos de construir mais unidades foram cancelados pelo fim da União Soviética e o colapso do programa Buran.
– A aeronave foi aposentada em 1994, mas voltou a ser usada sete anos mais tarde, passando a atender um mercado restrito de cargas pesadas.
– Único exemplar em atividade, atualmente, não tem sido usada apenas para fins comerciais e já foi comissionada para operações humanitárias como, por exemplo, o terremoto no Haiti, em 2010, e a tsunami em Fukuoka, no Japão, em 2011.
*ZH com agências