1. Justiça Federal nega pedido de suspensão das provas do Enem
A Justiça Federal negou o pedido do Ministério Público Federal do Ceará para suspender as provas do Enem neste final de semana em todo o país. Na decisão de caráter liminar, a juíza Elise Avesque Frota afirmou: "apesar da diversidade de temas que inefastavelmente ocorrerá com a aplicação de provas de redação distintas, verifica-se que a garantia da isonomia decorre dos critérios de correção previamente estabelecidos".
2. Palocci e mais 14 viram réus na Operação Lava-Jato
O ex-ministro Antônio Palocci e outras 14 pessoas viraram réus na Operação Lava-Jato. O juiz federal Sergio Moro aceitou denúncia de corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro contra os envolvidos na tarde desta quinta-feira. Segundo o MPF, consta que Palocci teria utilizado seu poder político para dar diversas vantagens à empreiteira Odebrecht, entre elas, prioridades em contratos e licitações da Petrobrás.
3. Maioria dos ministros quer vetar réus na linha sucessória
O julgamento da ação que veta pessoas que respondem a ações penais por crimes comuns de estarem na linha sucessória da Presidência da República foi suspenso na tarde desta quinta-feira após pedido de vistas de Dias Toffoli. Antes disso, seis ministros – Marco Aurélio Mello, Edison Fachin, Teori Zavascki, Rosa Weber, Luiz Fux e Celso de Mello – haviam votado a favor da medida.
4. Especialistas sugerem que o churrasco é vilão do aquecimento global
A tradição do churrasco de domingo é vista como inimiga do clima. Pelo menos é o que indica o Sistema de Estimativa de Emissão de Gases de Efeito Estufa, do Observatório do Clima (OC). É que a carne, desde a criação do gado até a mesa do brasileiro, é responsável pela liberação de grande quantidade de gases que causam o aquecimento global. A recomendação de especialistas é que o consumo de carne de boi seja menor e a produção mais eficiente. Os impactos causados pela agropecuária são responsáveis por 69% das emissões de gases de efeito estufa do Brasil.
5. Ex-deputados gaúchos são denunciados no caso da "farra das passagens"
Ao menos 18 ex-deputados federais do Rio Grande do Sul estão entre os 443 parlamentares denunciados pela Procuradoria da República na 1ª Região (PRR1) no caso da "Farra das Passagens" por uso indevido de dinheiro público. Confira quem são os gaúchos citados na denúncia.
6. Porto Alegre voltará a ter toboágua gigante na Rua Mostardeiro
O gigantesco toboágua será montado mais uma vez na Rua Mostardeiro, em Porto Alegre. Sucesso na 1º edição – que reuniu mais de 60 mil pessoas –, o Te Joga 2016 acontece no dia 27 de novembro. Com a promessa de muita adrenalina e diversão, o toboágua de 150 metros ficará em frente ao Parque Moinhos de Vento, das 9h às 19h. O evento é gratuito, mas há um limite de participantes. No total, serão seis mil vagas para a edição deste ano.
7. Renato é absolvido e poderá comandar o Grêmio na final da Copa do Brasil
Renato Portaluppi poderá comandar o Grêmio da casamata na final da Copa do Brasil. O técnico foi absolvido em julgamento na tarde desta quinta-feira no STJD, que tratou de sua expulsão no jogo de volta das quartas de final da competição, diante do Palmeiras, em São Paulo. A decisão pela absolvição do treinador foi unânime.
8. Focado no Brasileirão, Inter retorna a Porto Alegre após eliminação
A delegação do Inter retornou a Porto Alegre na manhã desta quinta-feira. O time foi eliminado na noite de quarta na Copa do Brasil ao empatar em 2 a 2 com o Atlético-MG em Belo Horizonte – havia perdido o jogo de ida por 2 a 1 no Beira-Rio. As ausências no desembarque eram Vitinho e Rodrigo Dourado, que permaneceram em Minas Gerais e viajariam nesta quinta para o Rio de Janeiro, onde acompanham seus julgamentos no STJD pelas confusões no clássico Gre-Nal. Se punidos, podem ficar de fora das próximas partidas coloradas.