A Vigilância em Saúde do RS determinou na tarde desta sexta-feira (14) o recolhimento de bombonas de 20 litros de água mineral natural da marca Sarandi. Segundo análise do Laboratório Central do Estado (Lacen), ficou constatado que o líquido apresenta índices da bactéria Pseudomonas aeroginosas acima dos limites estabelecidos.
Todas as bombonas de 20 litros de água mineral da marca Sarandi, lote 239, com data de fabricação em 26 de agosto de 2016 e com prazo de validade até fevereiro de 2017 devem ser retiradas de todos os estabelecimentos comerciais do Estado que vendam o produto.
A determinação partiu depois de um trabalho conjunto do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) Segurança Alimentar e do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs).
Segundo o Lacen, a bactéria é responsável por infecções em organismos debilitados. Essa característica, associada à sua resistência natural a um grande número de antibióticos, faz com que ela seja uma das principais causas de infecções hospitalares.
A reportagem tenta contato com a empresa Sarandi. A Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) não foi notificada da decisão e aguarda posicionamento para tomar alguma decisão.