A Uber começou a operar na tarde desta sexta-feira (28) em Caxias do Sul. O horário anunciado para o começo das operações foi 14h. Pouco depois, às 14h02, fiz a primeira tentativa de chamar um carro. O aplicativo não respondeu. A situação se repetiu às 14h04. Dois minutos depois, uma nova tentativa e, dessa vez, consegui acionar um motorista. O app mostrou o modelo do carro que me buscaria, nome e foto do motorista. Demorou uns dois minutos para o Renault Sandero prata chegar à esquina das ruas Borges de Medeiros e Bento Gonçalves, no centro.
Ao embarcar, disse que iríamos para os Pavilhões da Festa da Uva. Identifiquei-me como repórter da Gaúcha Serra e partimos. Em seguida, Tiago me ofereceu balas e água. Aceitei a garrafa de água que estava gelada, mas não demais. Era mantida em uma bolsa térmica, em frente ao banco do caroneiro. Fui consultada ainda sobre a temperatura do ar condicionado e se gostaria de mudar a estação de rádio. Durante o trajeto, Tiago estranhou o caminho que o GPS indicava, pediu se íamos mesmo para os Pavilhões. Eu disse que sim. Ao chegarmos lá, ele pediu se eu não havia solicitado o Uber para ir ao Parque dos Macaquinhos. Foi então que percebi que havia errado no momento da seleção do destino. De qualquer forma, decidi seguir para o parque onde fiz fotos do Tiago.
Em todo o caminho, o motorista foi agradável e esteve disposto a responder as muitas perguntas que fiz. Ele me contou, por exemplo, que os treinamentos foram muito focados no uso do aplicativo e nas recomendações sobre atender bem. Tiago pretende trabalhar apenas com a Uber. Há um ano, procurava "algo novo" para trabalhar, quando, pesquisando, descobriu o app. Inscreveu-se para ser comunicado quando a empresa começasse a operar em Caxias. Foi o que ocorreu no início deste mês. Um momento precioso na vida de Tiago, que perdeu o emprego em uma metalúrgica há dois meses.
"Estou esperançoso para que dê certo", comentou.
A primeira viagem dele foi essa comigo. Estava com o carro bem limpo - inclusive, recebeu uma recomendação da Uber para isso pela manhã. A velocidade foi adequada. Tiago, além de esperançoso, pareceu comprometido. Ao final, percorri 13 km e paguei R$ 23,99. Em Caxias, o pagamento só pode ser realizado pelo cartão de crédito, que tem de ser informado no momento do cadastro no Uber.
Ao final do "passeio", o Tiago apertou minha mão. Desejamos "bom trabalho" um ao outro. O aplicativo solicitou uma nota. Dei cinco estrelas ao serviço, o máximo permitido.