Pelo menos 18 mil clientes da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEEE) poderão ser beneficiados com o projeto Distribuição em Casa, que pretende incentivar consumidores residenciais atendidos pela empresa a substituírem geladeiras, freezers e lâmpadas por produtos etiquetados com selo "A" em economia de energia.
Os clientes que poderão ser beneficiados estão em 35 municípios do Rio Grande do Sul. O projeto, no valor de R$ 13,4 milhões, é uma parceria com a Lojas Colombo e 3E Engenharia, vencedor do processo licitatório, e tem duração de 12 meses.
Os clientes poderão ser beneficiados com a substituição de 90 mil lâmpadas, 10 mil geladeiras e 1850 freezeres, por produtos similares, de melhor desempenho energético.
Para participar, além de ser o titular da conta, estar com a conta em dia e possuir um equipamento ineficiente com pelo menos cinco anos de uso com, no mínimo, cinco anos de uso e capacidade em litros maior ou igual ao novo para a troca.
As vendas dos produtos previamente definidos por contrato e com 50% de desconto serão realizadas até que se esgotem os estoques. Estão disponíveis para venda subsidiada refrigeradores convencionais com uma ou duas portas e capacidades de 261 e 334 litros, além de refrigeradores tipo frost free de uma ou duas portas e capacidades de 300 e 405 litros. O freezer ofertado pelo programa também é da marca Consul, modelo vertical, com capacidade para 142 litros.
O projeto irá beneficiar consumidores dos municípios de Amaral Ferrador, Arambaré, Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Barão do Triunfo, Camaquã, Capão da Canoa, Capivari do Sul, Caraá, Cerro Grande do Sul, Cidreira, Chuvisca, Cristal, Dom Feliciano, Dom Pedro de Alcântara, Encruzilhada do Sul, Imbé, Itati, Mampituba, Maquiné, Mostardas, Morrinhos do Sul, Osório, Palmares do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Sentinela do Sul, Sertão Santana, Tapes, Tavares, Terra de Areia, Três Cachoeiras, Três Forquilhas, Tramandaí, Torres e Xangri-lá.