Apesar da chuva ter parado na região de vales do Rio Grande do Sul que foram atingidos pelas enchentes, o nível dos rios Taquari, Sinos e Caí voltou a subir. A tendência é que inicie a baixar na tarde desta quinta-feira (20), mesmo assim, bombeiros e Defesa Civil mantêm o alerta nestas localidades.
Em São Sebastião do Caí, uma das cidades mais atingidas e que decretou situação de emergência, o nível do rio Caí está subindo seis centímetros por hora e por volta das 10h alcançou 13,64 metros acima do normal. Ainda há ruas alagadas e mais de 200 pessoas desabrigadas.
Em Bom Princípio, o rio Caí está cerca de 12 metros acima do normal e não está subindo mais. Não tem desabrigados na cidade. Em Montenegro, que também decretou situação de emergência, o rio está seis metros acima do normal e algumas ruas seguem alagadas. Mais cinco pessoas tiveram de ser removidas de quarta-feira para hoje e já são 77 alojadas em abrigo municipal.
No Vale do Sinos, o rio está subindo um centímetro por hora e segue o alerta da Defesa Civil. Em Novo Hamburgo, a prefeitura está de prontidão porque o nível do rio do Sinos está em 6,40 metros. No entanto, o coordenador da Defesa Civil municipal, Carlos Eduardo Almeida, diz que a previsão é otimista e a tendência é que a água pare de subir na tarde de hoje. Em São Leopoldo, o rio está cerca de seis metros acima do normal e a prefeitura está monitorando as regiões mais afetadas.
No Vale do Taquari, a situação também é preocupante. O rio começou a subir desde ontem em Estrela e na última medição, estava em 24,85 metros. Às 9h, por exemplo, estava em 24,61 metros. A Defesa Civil informa que cerca de 50 ruas estão alagadas. Por isso, 23 famílias tiveram de ser removidas de casa entre ontem e a madrugada desta quinta-feira. Outras 40 famílias tiveram o andar térreo das casas atingido ou foram para casa de amigos e parentes. A Defesa Civil espera que a água pare de subir na parte da tarde, o que já está ocorrendo no município de Encantado. A cidade normalmente é atingida antes pela cheia devido a sua localização.