Jornalista e cronista esportivo que se destacou no Estado, Raul Moreau Neto morreu na tarde desta quinta-feira, no Hospital São Lucas da PUCRS, em Porto Alegre, em decorrência de sepse. Natural de Estância Velha, enquanto distrito de São Leopoldo, tinha 72 anos.
Escritor, jornalista, publicitário e radialista, começou a carreira em 1962, na Rádio Gaúcha. Participou da cobertura das copas da Inglaterra (1966), da Argentina (1978) e da Espanha (1982). Passou ainda pelas rádios Guaíba e Pampa – onde apresentou o programa Raul Moreau – e se tornou um radialista premiado.
O jornalista teve passagem também pela televisão. Produziu programas na antiga TV Gaúcha – hoje RBS TV – e foi apresentador na TV Pampa, na TV Assembleia Legislativa e nos canais seis e 20 da NET.
Fundador do Sindicato das Agências de Publicidade e presidente da Associação Rio-Grandense de Propaganda (ARP) entre 1975 e 1976, foi responsável, dentro do marketing político, pela eleição de diversos gestores públicos gaúchos. Teve marcante atuação em marketing e propaganda como profissional de criação, atendimento e planejamento, tendo passado por importantes agências como a MPM Propaganda.
Ultimamente, Raul morava em Viamão e era membro da Academia Rio-Grandense de Letras – ocupava a cadeira oito.
Ele deixa a mulher, Beth, as irmãs Vera Terezinha e Vera Beatriz, os filhos Ciro, Jacques, Marcel, Fabiano, Vanessa, Renan e Wagner e dois netos.
O sepultamento foi realizado nesta sexta-feira, no cemitério João XXIII, em Porto Alegre.