A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) entrou em contato com o Sindicato dos Bancários (SindBancários), na noite de ontem, convocando para mais uma rodada de negociação. O encontro acontece em São Paulo, nesta quarta-feira (5), às 17h, dia em que a greve da categoria completa 30 dias.
Na última reunião em que houve nova proposta. A Fenaban ofereceu reajuste de 7% e abono de R$ 3,5 mil para que a greve acabasse. Além disso, a federação garantia a reposição da inflação e 0,5 do ponto percentual de aumento real.
Segundo o presidente do sindicato no RS, Everton Gimenes, a proposta está muito abaixo do mínimo necessário. Os bancários querem reposição da inflação do período, mais 5% de aumento real, valorização do piso salarial, além de outras reivindicações, como melhores condições de trabalho.
Mesmo que a negociação tenha êxito, a paralisação deve continuar amanhã. Isso porque, caso a proposta seja aceita, o Sindicato deverá convocar uma assembleia para a categoria definir se está de acordo com a decisão. O diretor Mauro Sales representará o Sindibancários do Rio Grande do Sul na reunião desta quarta.