A busca por uma colocação no mercado de trabalhou motivou milhares de pessoas a irem até a Escola Estadual Irmão José Otão, neste sábado, onde ocorria a 1ª Mostra de Emprego de Santa Maria. A ação, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e pelo Programa Acessuas Trabalho, oferecia oficinas e palestras, além de cerca de 250 vagas de emprego em empresas da cidade. Conforme a organização, mais de mil pessoas passaram pelo local atrás de uma oportunidade.
Os motivos para tantos votos "sem dono" no primeiro turno das eleições em Santa Maria
O evento começou por volta das 9h e se estende até às 17h. Foram oferecidas vagas nas áreas administrativas, técnicas, comerciais e gerenciais. As oportunidades estavam distribuídas entre nove empresas diferentes: Grupo JMT, Supermercados Beltrame, Metta Estágios, Futura Gestão de Pessoas, Efeito Mais, Rede Vivo, CDL, Sulclean Serviços Integrados e Postos Santa Lúcia.
Unifra cria serviço de apoio a desempregados em Santa Maria
Por volta das 10h, a fila de interessados se estendia por cerca de duas quadras. Segundo a organização, a primeira pessoa da fila informou que chegou ao local por volta da meia-noite.
Santa Maria reage e gera 271 novos empregos em agosto
Dentro da escola, as empresas, divididas em salas de aula, recebiam os interessados. Cada instituição poderia efetuar o processo seletivo como desejasse. Algumas empresas optaram por realizar o preenchimento de currículo ou cadastro impresso, outras ensinavam os candidatos a preencherem o cadastro no site e teve ainda quem já aproveitou o evento para realizar entrevistas.
Instituições terão que indenizar pais de menina que nasceu em estado vegetativo
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Margarida Mayer, esse tipo de iniciativa já é desenvolvido pela secretaria e pelo programa Acessuas diariamente, mas de forma individual. Ainda conforme Margarida, a ideia com o evento é mostrar para a população onde há oportunidade de emprego na cidade e oferecer espaço para que essas pessoas possam se desenvolver.
– Existe um sentimento de crise, de que não existem vagas. Mas a gente viu que existiam, sim, essas oportunidades, e resolvemos convidar as empresas para estarem aqui, reunidas, em um momento conjunto. Essas empresas são nossas parceiras no cotidiano, e hoje elas estão muito motivadas em estarem aqui, oferecendo esses empregos. Aqui, tem diferentes oportunidades, e a gente vê que veio gente de tudo que é idade para tentar conquistar uma vaga – comenta Margarida.
De acordo com a organização, até às 15h30min deste sábado, permaneciam no local apenas as empresas JMT, Postos Santa Lúcia e a agência Futura. As demais já haviam conseguido cadastrar um número suficiente de interessados para as vagas disponibilizadas.
Tentando uma vaga
A estudante Angélica Silva dos Santos, 21 anos, foi a terceira pessoa a chegar na fila. Segundo ela, às 5h deste sábado ela já estava no local, pronta para garantir um lugar e conquistar uma vaga. A jovem está desempregada há cerca de um ano e meio, e viu na ação uma maneira de conquistar uma vaga. Segundo ela, que trabalha desde o 14 anos, está difícil conseguir um emprego nos últimos tempos. A jovem pretende conseguir alguma ocupação para poder pagar um curso de Segurança do Trabalho e se especializar.
– Eles pedem experiência, mas não dão oportunidade para quem é jovem. Sempre trabalhei, então é difícil estar parada. Vi na internet que teria a mostra, então vim cedo para tentar conseguir algo. Vou ir em todos os locais que estão aqui hoje, vou deixar meus currículos e os meus contatos – contou a jovem.