A primavera começa só em 22 de setembro, mas, em Santa Maria, suas características já dão as caras. Árvores já estão florescendo e colorindo a cidade, como é comum a cada setembro. Mas a tendência é que, além de flores, o mês que se inicia traga mais frio. Isso porque a previsão climática indica que, no decorrer da primavera, se manifestará o fenômeno La Niña.
– Por consequência do La Niña, o frio do inverno deverá ser estendido. A previsão de chuva para a época está dentro e, até, abaixo da média. No ano passado, tivemos a presença forte do fenômeno El Niño, por isso, o período foi tão chuvoso – explica o meteorologista Gustavo Verardo, acrescentando que setembro trará ocorrências de temporais e granizo, mas com menos frequência que em 2015.
O fenômeno La Niña é o resfriamento das águas do Oceano Pacífico na região equatorial. Verardo explica que, quando este fenômeno atua, temos menos umidade na atmosfera e chuvas menos frequentes. Já o El Niño é o aquecimento das águas do Oceano Pacífico e, quando atua, temos maior quantidade de vapor d’água/umidade.
– Hoje, estamos num período de neutralidade. Nem El Niño nem La Niña estão se manifestando – diz, argumentando que a última vez que os fenômenos atuaram antes e depois de um período neutro foi em 2010.
O especialista prevê que, na primavera, teremos dias com temperatura mínima abaixo de 10ºC. Intercalado por outros, com máximas passando dos 30ºC. Para os próximos dias, a previsão é de sol e temperaturas entre 10ºC e 21ºC. A chuva deve retornar a Santa Maria na segunda-feira.