O governador José Ivo Sartori está em Brasília, onde participa nesta segunda-feira (12) da posse da nova presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia. Ainda no final da tarde, Sartori terá encontro com outros governadores na Residência Oficial de Águas Claras, do governo do Distrito Federal.
Na agenda de amanhã está confirmado um encontro com o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, para tentar ressarcimento de R$ 2 bilhões referentes a obras realizadas em estradas federais durante o governo Pedro Simon. O valor amenizaria a grave situação financeira do Rio Grande do Sul.
Na última semana, o Ministério dos Transportes constituiu um grupo de trabalho para, em até 30 dias, analisar o pedido. O objetivo é fazer uma avaliação técnica e jurídica do processo que busca o ressarcimento pelas obras em rodovias federais, entre os anos de 1987 e 1990.
Sartori também terá e audiência com o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil. Serão discutidos temas relacionados às obras das BRs 386 e 116 e da nova ponte do Guaíba.
Ainda na terça-feira, o governador participa de encontro proposto pela própria ministra do STF, Cármen Lúcia, com demais governadores, para tratar de temas jurídicos que envolvem finanças e a política nos estados.
Ele retornará para o Rio Grande do Sul na noite de amanhã.