O Procon de Porto Alegre divulgou nesta quarta-feira (14) uma lista de empresas que mais causaram reclamações de consumidores no mês de agosto. As empresas de telefonia, TV a cabo e bancos, somaram juntas 32,47% do total de queixas dos clientes. No total, foram 2.216 reclamações protocolados no órgão - 1.170 eletrônicas e 1.046 presenciais.
O segmento de telefonia fixa e celular totalizou 21,47% das reclamações no Procon de Porto Alegre. Em comparação ao mês anterior, houve um crescimento de quase 1% das queixas contra as empresas. Também houve aumento nas reclamações contra as empresas de TV por assinatura, NET e SKY, que em julho somaram 4,8% e, em agosto, totalizaram 6,18% das reclamações.
O segmento dos bancos computou 4,82% das reclamações dos consumidores no Procon em agosto. A operadora Vivo lidera a listagem, com 8,25% do total de queixas. Em segundo lugar está a operadora Oi, responsável por 4,78% das reclamações. Em terceiro no ranking aparece a Claro, registrando 4,47% das queixas. Logo após está a TIM, com 3,97%. A empresa NET Sul recebeu 3,79% do total de reclamações do mês, e a SKY, 2,39%.