Uma mulher de 36 anos, que está grávida de seis meses, disse ter sido vítima do médico suspeito de cometer abusos durante consultas em unidade básica de saúde de Caxias do Sul. Ela procurou o postinho para uma consulta pré-natal e disse ter sido submetida a constrangimentos. O caso foi registrado na Polícia Civil.
O médico foi afastado pela Secretaria Municipal de Saúde de Caxias do Sul após denúncias de que ele teria abusado dela e de outras pacientes na mesma UBS. O inquérito policial tem prazo de conclusão de 30 dias. A identidade do suspeito não é divulgada porque a investigação é inicial, ainda não houve indiciamento da polícia e não há mandados de prisão contra ele.
Veja, a seguir, os principais trechos da entrevista concedida ao Pioneiro:
Como foi o abuso?
Eu fui consultar no dia 8 de agosto e tinha o exame de toque. Estava tudo ocorrendo normalmente. Só que, logo depois, ele mandou-me virar de lado e colocou o dedo no meu ânus. Eu falei que estava me machucando. Ele respondeu que "é assim mesmo, com o tempo a gente vai amaciando e depois fica mais fácil. Calma que eu já estou tirando". Depois, como fazia em outras vezes, mas eu achava que estava falando de questões médicas, ficou repetindo que "o que acontece nessa sala fica aqui nessa sala".
Por que não procurou a polícia imediatamente?
Demorei para entender o que acontecia. Acho que já consulto há mais de dois anos com ele. Estou de seis meses e só queria fazer o pré-natal da minha filha. Fiquei um bom tempo pensando se deveria fingir que nada aconteceu, ir lá na próxima consulta e discutir com ele ou denunciar. Agora soube que recentemente mais casos como estes estão acontecendo. Agora, é mais fácil perceber que fiz o certo. Ele tem que trabalhar direito e pagar pelo que fez. Ele é um tarado e está no lugar errado.
Como você se sente para uma próxima consulta?
Tenho uma marcada para o próximo dia 19. Mas com ele não vou mais. Eu denunciei e a moça da ouvidoria ficou de me dar o retorno sobre onde posso fazer o pré-natal. Hoje, parece que este médico não está mais lá (na unidade de saúde). Eu continuo esperando uma resposta. Preciso fazer minha consulta. Tenho mais três meses de gestação. A minha preocupação maior é com a minha filha. Mas ele tem que responder pelo que ele fez.