O governador José Ivo Sartori confirmou nesta quarta-feira (14) que fez pedido ao ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, para aumentar o efetivo da Força Nacional em Porto Alegre. No total, 136 agentes estão na Capital desde o dia 28 de agosto.
Sartori participou de audiência com o ministro ontem, em Brasília. A ideia do governo gaúcho é ampliar o efetivo presente no Rio Grande do Sul após o fim das Paraolímpiadas do Rio de Janeiro. A solicitação será estudada.
"Tratamos da permanência da Força Nacional pelos dois meses, com possibilidade de prorrogação por mais dois. E também, se puder, termos mais efetivo na medida em que terminem as Paraolimpíadas. É uma conversa que o secretário da Segurança (Cezar Schirmer) fará. E tratamos, sobretudo, sobre mais equipamentos", afirmou Sartori.
Sartori falou sobre a atuação da Força Nacional após participar nesta manhã do acendimento da Chama Crioula no Palácio Piratini, abrindo oficialmente o festejo da Semana Farroupilha. A centelha foi acessa em 12 agosto em Triunfo e, carregada por cavaleiros, percorreu as 30 regiões do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).