Apenas uma empresa se mostrou interessada para operar a nova linha de transporte hidroviário em Porto Alegre. O envelope foi aberto na tarde desta terça-feira (23), na prefeitura da Capital. O trajeto será do Centro Histórico (terminal Cais Mauá) até a ilha da Pintada. O edital foi lançado no dia 22 de junho.
A única empresa que apresentou a documentação de habilitação foi a Almeida e Becker LTDA. Agora, a Central de Licitações de Porto Alegre irá avaliar a documentação para verificar se a empresa está apta ser habilitada na concorrência. Numa segunda etapa, a empresa deverá apresentar o valor estipulada da tarifa para o transporte.
Segundo estudo da Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC) o tempo de viagem será entre oito e dez minutos e a tarifa deverá ser em torno de R$ 4,10. O cartão TRI de Vale Transporte poderá ser utilizado.
A ideia é que a linha seja interligada com as já existentes, que fazem o trajeto Guaíba-Centro e Centro-zona sul. Para ser declarada vencedora, a empresa deverá apresentar a melhor proposta técnica e o menor valor de tarifa. A concessão será de dez anos e poderá ser prorrogada para mais dez.