Um detento do Presídio Estadual de Caçapava do Sul serrou as grades da cela que ocupava e fugiu. Horas depois, o homem de 25 anos foi localizado pela Brigada Militar (BM) na casa da mãe.
Grupo faz arrastão em ônibus na BR-392, em Santa Maria
De acordo com o administrador do presídio, Ricardo Marques Evangelho, agentes da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) sentiram falta do detento na manhã de terça-feira, quando foram fazer a conferência dos presos nas celas. O detento, depois de localizado, disse que havia fugido por volta das 3h, depois de serrar as grades da janela da cela e pular o muro do presídio.
Justiça repassa R$ 25 mil para melhorias no presídio de Caçapava do Sul
Em julho, começou a instalação de concertina (arame farpado) para proteção do perímetro do pátio. No entanto, parte do muro ainda está sem a proteção, e foi por esse local que o detento fugiu. Além disso, a casa prisional não tem câmeras de videomonitoramento, o que é uma reivindicação antiga, e só um agente penitenciário é responsável pelo monitoramento de toda a área da casa prisional.
– Como era noite, e havia só um agente, não tinha como ele monitorar todas a área do presídio – explica Evangelho.
Mais de 20 entregadores de lanche já foram assaltados em Santa Maria em 2016
A Susepe pleiteia, junto às prefeituras de Caçapava do Sul e Santana do Livramento (de onde recebe os presos), recursos para melhorar a segurança.
Falta de PPCI pode barrar celebrações da Semana Farroupilha Santa Maria
O detento que fugiu foi transferido na noite de quinta para o Presídio Estadual de São Gabriel. Ele está preso provisoriamente há seis meses, acusado do crime de roubo, de acordo com a Susepe.
Insegurança
Detento serra grades de cela e foge de presídio em Caçapava do Sul
Ele foi localizado horas depois na casa da mãe
João Pedro Lamas
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project