A ânsia por uma vaga temporária de trabalho na edição deste ano da Expointer levou dezenas de pessoas para o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na manhã desta quarta-feira. Algumas delas, guardavam lugar na fila desde segunda-feira, com cadeiras de praia e cobertores. No meio da manhã, a indignação tomou conta de muitas delas, sem informação precisa sobre as contratações, que chegaram ameaçar trancar a BR-116.
Leia mais:
Vai receber a restituição do Imposto de Renda? Saiba como aproveitar melhor esse dinheiro
Saiba se suas dívidas passaram do limite aceitável e veja 10 dicas para sair desta situação
O governo do Estado afirma que a licitação que definirá as empresas que irão prestar serviços durante a Expointer não está concluída. Ainda é preciso esperar o fim do prazo para recurso do resultado, o que ocorre entre esta sexta e a próxima segunda-feira. Só a partir disso essas empresas serão confirmadas e poderão começar a contratar.
Mas essa informação não chegava a quem fazia crescer a fila do portão 7 do parque, na Avenida Celina Kroeff, até junto à Estação da Trensurb, um trecho de 400 metros. Muitos se baseavam nos seguranças do parque. A grande queixa era a ausência de alguém que explicasse a situação.
– Ninguém vem conversar com a gente e dizer alguma coisa. Estamos aqui porque sempre foi por essa época a seleção. Eu quero pegar a vaga que aparecer – protestava a desempregada Francine Müller, 32 anos, moradora de Esteio.
Cledir de Jesus Meurer, 25 anos, conta que vinha passando pelo Parque Assis Brasil desde a semana passada buscando saber quando seriam as entrevistas com candidatos.
– Passo por aqui deste quinta, e começaram a dizer que ia ser dia 10, hoje. Agora, já não sabem nada – protestava ele.
No começo da tarde, muitos começaram a deixar. Além de não estar prevista seleção nesta semana, outra informação é confirmada: as entrevistas com candidatos não serão dentro do Parque Assis Brasil.
– As empresas poderão montar alguma estrutura aqui em frente, ou alugar algum outro espaço. Mas dentro do parque não. É um fluxo grande de pessoas. E sobre essa fila, temos dito às pessoas que ainda não há data definida – afirma o o subsecretário do parque, Sérgio Bandoca Foscarini da Silva.