Credenciada para atuar como Centro Universitário pelo Ministério da Educação (MEC), a Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), em Caxias do Sul, anunciou a oferta de dois novos cursos a partir deste segundo semestre. Serão abertas turmas para os cursos de Medicina Veterinária e Tecnologia em Estética e Cosmética. Um processo seletivo será organizado para logo, já que as aulas devem começar em setembro. Outros seis cursos, ainda não divulgados, estão em análise pela FSG. A novidade foi anunciada pelo reitor Adriano Pistore na tarde desta quarta-feira.
Leia mais
Homem é morto a tiros no bairro Fátima em Caxias do Sul
Estelionatário dizia ser tenente da BM para trapacear empresários
– Todos os novos cursos, os que já começam a valer a partir de agora, e os que estão em análise, foram pensados em função da demanda que existe em Caxias e na região. Os outros seis que estão em análise contemplam as áreas de saúde, gestão e engenharias – adianta Pistore.
Com a transformação de faculdade em centro universitário, a instituição ganhou autonomia para a criação de novos cursos. Antes era necessário esperar entre 18 e 24 meses pela aprovação do MEC para a abertura dos cursos. A transformação em Centro Universitário também permite avanços nas áreas de pesquisa e extensão, principalmente com a oferta de mestrados e doutorados.
O pedido para a mudança de status foi encaminhado em 2013 e o processo envolveu análise de documentos e da infraestrutura física, entre outras etapas. O credenciamento para Centro Universitário vale apenas para as unidades e cursos de Caxias do Sul. A unidade de Bento Gonçalves segue atuando como faculdade.