Santa Maria vai receber um Festival de Cinema Acessível. A ideia é possibilitar que pessoas que não ouvem e que não veem também possam assistir a filmes no cinema, promovendo, portanto, inclusão.
Assim, o filme terá, além de legenda, janela de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) para quem é surdo. Já para os cegos haverá audiodescrição: a pessoa ouve em um fone a descrição de todas as cenas, como a característica dos personagens e a roupa que estão vestindo, além das falas.
O primeiro filme é de uma história conhecida no Sul: O Tempo e o Vento, história de Erico Veríssimo e que foi adaptada ao cinema com a direção de Jayme Monjardim. A sessão será no dia 13 de julho, na Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma), que fica na rua Professor Braga. As inscrições estão abertas e seguem até 8 de julho pela internet. A iniciativa é da Universidade Corporativa Banrisul, em parceria com a empresa Som da Luz, e já chegou a outras cidades do Estado, como Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Santa Cruz do Sul e Pelotas.