A Vale divulgou, nesta quinta-feira, seu balanço financeiro do segundo trimestre. A empresa registrou um lucro líquido de R$ 3,58 bilhões, o que corresponde a uma queda de 43% em relação ao primeiro trimestre deste ano e de 30% na comparação com o mesmo período do ano passado. As informações são da Folha de S.Paulo.
Leia mais:
Samarco ainda não cumpriu nenhuma ação emergencial, diz Ibama
Em 2012, Vale e BHP Billiton cogitaram evacuar área de tragédia em Mariana
Vale nega adulteração de dados sobre lama em barragem da Samarco
Segundo a Vale, o resultado foi impactado pela provisão de R$ 3,7 bilhões, anunciada na quarta-feira, para Samarco, que deverá arcar com os custos de reparação da área atingida pelo rompimento da uma barragem em Mariana (MG), no fim de 2015.
Apesar da queda, a Vale anunciou que teve resultados positivos em áreas consideradas prioritárias, como a produção de minério de ferro em Carajás, e também de níquel, cobre e ouro.
– Foi um trimestre de melhorias sequenciais dos principais objetivos da companhia – afirmou o diretor-executivo de Finanças e Relações com Investidores, Luciano Siani Pires, em comunicado divulgado no site da empresa.
Com relação a investimentos, a Vale destacou o avanço de 90% na mina e usina do projeto S11D, que está sendo desenvolvido no Pará, e 92% no ramal ferroviário, que liga o projeto à Estrada de Ferro Carajás.
– Estamos confiantes de que a melhoria na competitividade, a entrega do plano de investimento e a redução da dívida vão entregar cada vez mais valor para os nossos acionistas – acrescentou o diretor.