O forte vento que atinge o Rio Grande do Sul deixa pelo menos 50 mil pontos sem luz na manhã desta quarta-feira (27). A região mais afetada é o Litoral Norte, que apenas na área de concessão da CEEE está com 27,3 mil residências sem abastecimento.
O número de clientes prejudicados na Região Metropolitana chega a mais de 4 mil. Há relatos de falta de luz em cidades como Guaíba, Eldorado do Sul, Viamão e Porto Alegre. A Zona Sul do Estado, na região de Rio Grande, tem cerca de 5,7 mil clientes afetados. A Região Campanha também sofre a alteração, com mais de 5 mil pontos.
A AES Sul e a RGE relataram que há apenas pontos isolados sem luz em suas áreas de concessão.
As informações são da Rádio Gaúcha.
Vento em Porto Alegre
O vento na Capital chegou a 80 km/h, conforme o Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (CEIC). Segundo o órgão, a previsão é que o vento forte continue durante a quarta-feira, mas em menor intensidade. Também devido ao vento, uma árvore caiu sobre a rede elétrica na esquina das ruas Mariante e Vasco da Gama, em Porto Alegre, interrompendo a via.
Porto fechado
Vento forte também foi registrado no Sul do Estado. A Praticagem da Barra, responsável pela segurança das manobras no Porto de Rio Grande, suspendeu a entrada e saída de navios no local desde às 21h da noite de terça-feira. Foram registradas rajadas de vento de até 79 km/h e ondas de quatro metros em alto-mar.
Destelhamentos
Uma casa foi destelhada na Rua Tiradentes, no bairro Cidade Nova, em Rio Grande. A Defesa Civil foi acionada. As telhas atingiram casas próximas e uma árvore. Ninguém ficou ferido. No bairro Rural, uma árvore caiu em cima de uma casa. Segundo o secretário-executivo da Defesa Civil, Glênio Freitas, há registro de residências destelhadas em outros pontos da cidade. O órgão faz um levantamento dos estragos.
Em Tramandaí, também houve prejuízos. A ventania chegou a fazer parte da estrutura da Festa Nacional do Peixe voar e bater em um poste.