Há 12 dias, Lizandra da Rosa Soares, 34 anos, perdeu todos os pertences e a casa onde morava com a família em um incêndio. Ela, os três filhos, um neto e uma sobrinha, todos menores de idade, moravam em uma casa de madeira na Rua Amapá, Vila Lorenzi, e viram cada um dos objetos e roupas que possuíam ser consumido pelo fogo.
Sem dinheiro para pagar a luz, família perde casa em incêndio causado por vela
Tudo começou com uma vela que iluminava o ambiente, sem energia elétrica, em função da falta de condições da família em pagar a conta de luz. Ao longo dos últimos dias, os sentimentos de incerteza, perda e medo aos poucos foram dando lugar à esperança, graças à boa vontade de pessoas que estão sendo solidárias com a família.
VÍDEO: incêndio atinge casa da diretora do presídio de Júlio de Castilhos
Em doações, Lizandra já recebeu dezenas de sacolas de roupas, calçados, alimentos e móveis. Também é possível alimentar a expectativa de reconstruir a moradia, desta vez, de alvenaria. Eles já receberam 3.500 tijolos, entre outros materiais de construção. Mas, para continuar na batalha para reerguer sua casa, Lizandra precisa de ajuda de outro tipo: voluntários para a obra e transporte para buscar móveis e eletrodomésticos doados, que ela ainda não conseguiu buscar por não ter condição de pagar o frete.
Polícia confirma que incêndio foi criminoso e em represália à família de baleado em Santa Maria
De acordo com Lizandra, a espera para reconstruir o lar é angustiante, principalmente por ter filhos em idade escolar e um neto, ainda bebê. Ela e a família estão hospedados na casa de parentes, no terreno ao lado de onde moravam.Mesmo em meio ao vazio, após perder todos os pertences, Lizandra tem fé e consegue encontrar um lado bom em tudo o que aconteceu.
– Estou vendo o quanto existe gente boa nesse mundo. Em meio a tanta maldade, existe gente generosa e solidária. E são pessoas estranhas que, muitas vezes, fazem mais por nós do que parentes e conhecidos – diz Lizandra.
Nos próximos dias, alguns conhecidos devem começar a obra, que ainda precisa da doação de mais tijolos e materiais de construção. O trabalho voluntário de quem puder ajudar também é bem-vindo, assim como doações de outros tipos. Vizinhos e moradores da região estão se mobilizando para reunir doações e promover um mutirão para reerguer o lar da família.
Para ajudar:
Os telefones de contato são: (55) 9215-1943 e 9670-5306
O que precisam:
Material de construção, mão de obra, alimentos, roupas, fraldas, cobertores, produtos de higiene pessoal e calçados