Geral

Obras no Exterior

Dinheiro brasileiro para porto cubano será investigado

Ministério da Transparência fará auditoria em financiamentos do BNDES no complexo portuário de Mariel 

Terminal de contêineres em Cuba foi construído pela empreiteira Odebrecht e financiamentos estão sob suspeita

O governo de Michel Temer abrirá auditoria sobre uma das principais obras dos governos de Lula e Dilma Rousseff: o Porto de Mariel, em Cuba, que foi construído pela Odebrecht. A notícia foi publicada pela colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de São Paulo. Uma equipe do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle já prepara auditoria nos contratos do porto. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) também será alvo da investigação, já que é a instituição que financiou aquele complexo portuário.

Integrantes do governo acreditam que não houve o devido retorno em prestação de serviços para empresas brasileiras já que, em Cuba, quase tudo está nas mãos do Estado, ou tem o governo como sócio majoritário. Em 2014, Marcelo Odebrecht, então presidente da empreiteira, fez defesa enfática da obra. Segundo ele, o BNDES financiou exportações de serviços de cerca de 400 empresas brasileiras lideradas pela Odebrecht.

– Se o porto será de grande importância para o socialismo cubano, foi o capitalismo brasileiro que mais ganhou até agora – disse Odebrecht, na época.

Leia mais:
Porto de Mariel é símbolo da nova Cuba
Empresa dos EUA se instala no porto de Mariel
Dilma inaugura porto em Cuba

O financiamento para construir o porto de Mariel já é investigado pelo Ministério Público Federal (MPF). Procuradores de Brasília checam se ocorreu tráfico de influência por parte de Luiz Inácio Lula da Silva – o uso de prestígio do ex-presidente para obter facilidades na obtenção de empréstimos do BNDES para a Odebrecht.

Além desse porto, são investigados o Metrô de Caracas, na capital venezuelana e empreendimentos no Panamá e Angola. As investigações do MPF são conduzidas pelos procuradores Francisco Guilherme Bastos, Ivan Cláudio Marx e Luciana Loureiro.



GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Sem Filtro

19:00 - 20:00