O mês de julho, com cinco finais de semana, o inverno mais rigoroso, o período de férias escolares e de festas na região, supera as expectativas da rede hoteleira da Serra. Por conta da retração econômica do país, a projeção inicial era de um movimento menor comparado ao ano passado nos 19 municípios que compõem o Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho. Porém, a segunda quinzena se mostrou melhor do que as expectativas que eram de uma taxa média de 50% de ocupação durante todo o mês.
Segundo a diretora executiva da entidade, Márcia Ferronato, a taxa agora já está em 70%. Nos finais de semana, a média de ocupação ultrapassa 90%, chegando a 95%. É importante destacar que o movimento é concentrado em Bento Gonçalves, o principal destino turístico da área de abrangência do sindicato, embora o mês de maior movimento também impacte nos demais municípios da região, como Caxias do Sul que tem a maior rede hoteleira. Destaque também neste mês para Carlos Barbosa em que a rede hoteleira não suporta o tamanho da movimentação da Festiqueijo.
A região das Hortênsias está com taxa de ocupação nestas últimas semanas chegando a média de 90%, conforme Carlos Augusto Carvalho, superintendente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Região das Hortênsias (SindTur/Serra Gaúcha). "É uma média melhor do que no ano passado, porque o inverno está mais rigoroso". O maior movimento é do meio da semana até segunda-feira, tanto em Gramado quanto em Canela. "Em outros meses, a cidade ficava vazias às segundas. Estamos percebendo que agora o turista está ficando pelo menos um dia a mais", destaca o representante do sindicato.
Além das férias, do frio e dos eventos, a oscilação do dólar ainda faz com que as pessoas continuem evitando viagens ao exterior, o que tem fortalecido o turismo local. De acordo com Carvalho, a expectativa é de que o mês de agosto também tenha bom fluxo de turistas, porque ainda é inverno, embora com previsão de frio menos intenso. Até mesmo os Jogos Olímpicos podem beneficiar a Serra. Mas não é com a vinda de estrangeiros. A expectativa é pelas férias de cariocas que foram transferidas para agosto em função da Olimpíada, e os municípios já têm reserva do Rio de Janeiro.
Bons resultados na gastronomia
Empreendimentos dos principais roteiros turísticos de Bento Gonçalves estão apresentando bons resultados, não só no mês de julho. É o caso da Giordani Gastronomia Cultural. De acordo com o proprietário Marcos Giordani, o movimento só cresceu nos últimos seis meses. O semestre todo foi melhor do que no ano passado. Entre os fatores apontados pelo empresário está a melhora da confiança dos consumidores nos últimos meses.
"Enquanto outros setores da economia ainda estão estagnados, o turismo está crescendo. Pelas reservas que temos, acreditamos que vai continuar assim até o fim do ano. Além disso, tem muitas opções no Vale dos Vinhedos e a cada dia surge algo novo", destaca Giordani.
O empresário Edivar Ressler está inaugurando nesta quinta-feira (28) o quinto empreendimento gastronômico em Bento Gonçalves em um período de cinco anos. O Videira 1535, que homenageia a primeira videira trazida pelos portugueses ao Brasil, vai funcionar dentro da Vinícola Dom Cândido no Vale dos Vinhedos. O novo investimento é fruto do resultado de outros negócios de Ressler, como o Casa Ângelo no Caminhos de Pedra. O restaurante de 112 lugares foi inaugurado há um ano e tem lotado inclusive em dias de semana, durante o mês de julho.