Um caça da Marinha do Brasil caiu no mar do Rio de Janeiro na tarde desta terça-feira após colidir com outra aeronave. De acordo com a Marinha, os aviões, modelo AF-1B Skyhawk, destacados da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, faziam treinamento de ataque a alvos de superfície com a Fragata Liberal, a cerca de 100 quilômetros do litoral de Saquarema, na Região dos Lagos.
Em nota, a Marinha afirma que a colisão entre as duas aeronaves ocorreu durante o voo de afastamento do navio, em formatura tática, "com a provável ejeção do piloto e queda de uma delas no mar". Inicialmente, a Marinha havia informado que um avião caça tinha caído no mar nas proximidades de Saquarema, obrigando o piloto a se ejetar da cabine quando retornava de exercícios operacionais, e suas circunstâncias eram apuradas.
Leia mais:
Avião da FAB cai durante treinamento no Rio e pilotos saem ilesos
FAB recebe novo jato que vai substituir "Sucatão" da Presidência
Justiça derruba restrição do uso de aviões da FAB por Dilma Rousseff
No momento, são realizadas operações de busca e salvamento com o emprego de navios, aeronaves, além de lanchas de apoio do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro. A segunda aeronave conseguiu retornar e pousar com segurança na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia.
Até o momento, o piloto não foi encontrado. As buscas prosseguirão pelo período noturno com o emprego de navios e aeronaves.