O último domingo que seria de aventura acabou com um susto para quatro estudantes de Santa Maria. Mas também foi uma prova de solidariedade de profissionais do resgate do Corpo de Bombeiros da cidade. Após quase quatro horas de buscas na chamada Cascata do Banrisul, em Itaara, os quatro estudantes foram resgatados, e os bombeiros ainda pagaram um lanche para o quarteto, que estava com fome e frio.
Segundo o major Iremar Charopem, que coordenou o resgate ao estudantes, de 19, 22, 24 e 28 anos, eles foram ao local após o convite de um deles. No entanto, o jovem tinha ido ao local apenas uma vez na companhia de um amigo que conhecia o trajeto. No domingo, os jovens não perceberam o passar do horário e, na hora de volta embora, acabaram se perdendo. Próximo das 18h, com a bateria do celular terminando, eles ligaram para a Brigada Militar, que acionou o Corpo de Bombeiros e passou o número do telefone.
Os bombeiros fizeram contato, e uma equipe com cinco profissionais, uma ambulância e uma viatura de busca e resgate foi até o local. O quarteto foi localizado por volta das 22h.
– Eles estavam com a bateria do celular quase no fim, mas começamos a trabalhar com eles pelo Whatsapp e localizamos pelo Google Maps. Os bombeiros começaram a caminhar na mata e a apitar. Enquanto eu, pelo celular, pedia que, de três em três minutos, eles gritassem, juntos, para que fossem localizados. E logo em seguida conseguimos encontrá-los. Mas eles já estavam com dificuldades para caminhar, dois com febre e, provavelmente logo, estariam com hipotermia – relata Xaropen.
Na sequência os quatro foram levados ao quartel da corporação, foram hidratados e ainda ganharam um xis cada um, pago pelos próprios bombeiros.